Apresentação do Modelo de Negócios Canvas.


Apresentação do Modelo de Negócios Canvas
1. Business Model Canvas! Thiago Oliveira de Paiva! ! Twitter: @ThiagoPaiva! Blog: http://startupbizmodel.com!

O que é o Business Model Canvas

2. O Que é Modelo de Negócios?! Não existe um consenso de uma definição de Modelo de Negócios, porém é comum utilizar a seguinte definição: ! “ É captura valor, seja ele econômico, social ou a forma como uma organização cria, entrega outra forma de valor.! ” Blog: http://startupbizmodel.com


O que é o Business Model Canvas

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O que é o Business Model Canvas


3. Business Model Generation! O Business Model Generation é o livro escrito pelo Alexander Osterwalder e o Yves Pigneur onde eles descrevem a metodologia do Business Model Canvas.! ! O Business Model Canvas é uma metodologia desenvolvida para facilitar a criação e análise de modelos de negócios.!
4. Modelo Canvas! O Modelo de negócios Canvas é composto de 9 blocos que juntos descrevem as principais partes de um negócio.! Proposta  de  Valor   Relacionamento  com  o  Cliente   A.vidades-­‐Chave   Parceiros-­‐Chave   Segmentos  de  Clientes   Canais   Recursos-­‐Chave   Estrutura  de  Custos   Fontes  de  Receitas   Blog: http://startupbizmodel.com
5. Mas por que utilizar o Business Model Canvas?! Porque é uma forma fácil e rápida de testar diversos modelos de negócios para uma nova empresa ou um novo projeto.! Empresas que usam o Business Model Canvas! Blog: http://startupbizmodel.com
6. Segmento de Cliente! Segmentos de clientes são divisões dos clientes de acordo com suas necessidades, costumes ou outro atributo em comum, de forma que possam melhor entender, alcançar e servir esses clientes.! ! Exemplos:! Pessoas das classes C, D e E que precisam de crédito para comprar ou pessoas buscando preços baixos e facildiade de pagamento.! Homens ricos e apaixonadas por carros esportivos! Blog: http://startupbizmodel.com
7. Proposta de Valor! A proposta de valor é como a empresa cria valor para um determinado segmento de cliente e se diferencia da concorrência.! Exemplos:! Produtos inovadores com qualidade e design diferenciado e simples de serem usados! Lanches rápidos, saudáveis e personalizados ! Blog: http://startupbizmodel.com
8. Canais! São a forma como uma empresa comunica e entrega a sua proposta de valor para cada segmento de cliente.! Basicamente, envolve os canais de marketing e logístico das empresas.! Exemplos:! Logística! Correios e operadores logísticos privados! Marketing! Site, SEO, link patrocinado e publicidade online! Blog: http://startupbizmodel.com
9. Relacionamento com o Cliente! O relacionamento com o cliente é a forma como a empresa interage com um segmento de cliente. ! •  Captura de clientes! Motivações! •  Retenção de clientes! •  Incremento de vendas! •  Fortalecimento da marca! Agências, agências Van Gogh, atendimento por telefone, SAC, ouvidoria, redes sociais e internet banking! Blog: http://startupbizmodel.com
10. Fontes de Receita! Descreve a forma como uma empresa gera receita através de cada segmento de cliente.! Exemplos:! Venda de passagens aéreas, transporte de carga e reserva de carros e hotéis! Venda de revistas, licenciamento de produtos e venda de animações! Blog: http://startupbizmodel.com
11. Recursos-Chave! São os principais recursos necessários para que uma empresa faça seu modelo de negócios funcionar.! Exemplos:! Base de usuários, equipe, servidores e plataforma! Minas, equipamentos e know-how técnico! Blog: http://startupbizmodel.com
12. Atividades-Chave! São as atividades essenciais para o que o modelo de negócios da empresa funcione corretamente. ! Exemplos:! Elaborar programas, produzir programas, vender propaganda e buscar novos talentos! Desenvolver novos chocolates, produzir chocolates, gestão das franquias, distribuição e venda! Blog: http://startupbizmodel.com
13. Parceiros-Chave! São empresas, instituições e/ ou pessoas que são importante para o funcionamento do modelo de negócios.! Fornecedores e franqueados! Facebook, appstores, comunidade dos jogos e lojas que vendem cartão pré-pago Zynga! Blog: http://startupbizmodel.com
14. Estrutura de Custos! A estrutura de custos envolve os principais custos decorrente da operação do modelo de negócios. ! Infraestrutura da rede, lojas, funcionários, marketing e call center! Aviões, manutenção dos aviões, combustível, marketing, funcionários, call center e sistemas de TI! Blog: http://startupbizmodel.com
15. Modelo! Parceiros   A.vidades   Proposta   Relacionamento   Segmentos  de   Chaves   Chaves   de  Valor   com  Clientes   Clientes   Recursos   Canais   Chaves   Estrutura   Fluxo  de   de   Receitas   Custos   Preencham o modelo com Post-Its para manter as ideias móveis e testar novos modelos!! Blog: http://startupbizmodel.com
16. Algumas dicas…! Parceiros   A.vidades   Proposta   Relacionamento   Segmentos  de   Chaves   Chaves   de  Valor   com  Clientes   Clientes   Recursos   Canais   Chaves   Estrutura   Fluxo  de   de  Custos   Receitas   Back-Stage! Front-Stage! Blocos que não dependem do segmento de Blocos que dependem do segmento de cliente.! cliente.! ! ! Existirá uma proposta de valor, um canal, Esses blocos serão únicos para todos os uma forma de relacionamento e uma fonte de segmento de cliente. ! receita para cada segmento de cliente, por Use uma cor diferente das outras.! isso use uma cor de post-its para cada conjunto desses para facilitar a visualização.! Blog: http://startupbizmodel.com
17. Exemplo de Modelo Canvas! Blog: http://startupbizmodel.com
18. startupbizmodel.com 2 jan - 2012 Parceiros   A.vidades   Proposta  de   Relacionamento   Segmento   Chave   Chave   Valor   com  o  Cliente   de  Cliente   Prospecção  de  novos   estabelecimentos   Emails  diários  com   Manutenção  da   promoções,  site  e  SAC   Pessoas  conectadas   plataforma   Descontos  de  50%  até   interessadas  em   95%  em  produtos  e   produtos  e  serviços   Divulgação  das   serviços   com  grandes   promoções   Vendedores  e  equipe   descontos   de  atendimento   Gerenciamento  das   Pequenos  e  médios   ofertas   comerciantes   Recursos   Chave   Novos  clientes  com   Canais   inves.mento   Pequenos  e  médios   garan.do   Site,  app,  email   comerciantes   Equipe  de  vendedores   interessados  em   marke.ng,  redes   sociais,  publicidade   divulgar  o  seu   Plataforma   online   estabelecimento   Reputação   Venda  direta  e  site   Estrutura   Fontes  de   Vendedores   de  Custos   Receita   Grá.s   Marke.ng   Pagamentos  online   Funcionários   50%  do  valor  do   Infraestrutura  de  TI   cupom