Explicando o Modelo de Negócios Canvas - Virada Empreendedora.



Explicando o Modelo de Negócios (canvas) - Virada Empreendedora 2013
1. Nei Grando (@neigrando) – http://neigrando.blog.br - Virada Empreendedora - Abril / 2013. Explicando o Modelo de Negócios (canvas)

Modelo de Negócios Canvas

2. Um modelo é representação ou interpretação simplificada da realidade, ou seja, algo que tenta mostrar de uma forma simples coisas um tanto complexas. O que é um Modelo? Perspectiva MAQUETE




Modelo de Negócios Canvas

Modelo de Negócios Canvas

Modelo de Negócios Canvas

Modelo de Negócios Canvas

Modelo de Negócios Canvas

Modelo de Negócios Canvas

Modelo de Negócios Canvas

Modelo de Negócios Canvas

Modelo de Negócios Canvas

Modelo de Negócios Canvas

Modelo de Negócios Canvas

Modelo de Negócios Canvas

Modelo de Negócios Canvas

Modelo de Negócios Canvas

Modelo de Negócios Canvas

Modelo de Negócios Canvas

Modelo de Negócios Canvas

Modelo de Negócios Canvas

Modelo de Negócios Canvas

Modelo de Negócios Canvas

Modelo de Negócios Canvas

Modelo de Negócios Canvas

Modelo de Negócios Canvas

Modelo de Negócios Canvas

Modelo de Negócios Canvas

Modelo de Negócios Canvas

Modelo de Negócios Canvas

Modelo de Negócios Canvas

Modelo de Negócios Canvas

Modelo de Negócios Canvas

Modelo de Negócios Canvas

Modelo de Negócios Canvas

Modelo de Negócios Canvas

Modelo de Negócios Canvas

Modelo de Negócios Canvas

Modelo de Negócios Canvas

Modelo de Negócios Canvas

Modelo de Negócios Canvas

Modelo de Negócios Canvas

Modelo de Negócios Canvas

Modelo de Negócios Canvas

Modelo de Negócios Canvas

Modelo de Negócios Canvas

Modelo de Negócios Canvas

3. A planta de uma casa, uma maquete de um prédio, um protótipo de engenharia e/ou design, um objeto de impressão 3D, etc. Exemplos de Modelo Perspectiva PLANTA
4. Um negócio nos possibilita vender coisas, fazer ou construir coisas (produtos e/ou serviços) e entregar coisas. Além disso pagamos impostos e taxas, fazemos controles contábeis e financeiros, etc. E um Negócio?
5. Em algum momento de nossa história alguém trocou alguma coisa por outra de outra pessoa e assim nascia o comércio. Depois surgiu o dinheiro para facilitar tais trocas. Troca e Dinheiro
6. Vender coisas tornou-se criar demanda. Com vendas, marketing, publicidade, desenvolvimento de produtos e serviços ao cliente, ... Envolvendo conceitos como proposição de valor, canais de distribuição, mercados e segmentos de clientes. A evolução dos Negócios - Vender
7. Ao criar demanda você terá que atendê-la entregando os produtos/serviços ao usuário. Isso requer processos (atividades), tecnologia e pessoas (recursos) e parcerias de negócio. A evolução dos Negócios - Entregar
8. E o que é um Modelo de Negócios? “Um Modelo de Negócio descreve os fundamentos de como uma organização Cria, Entrega e Captura valor.” - Alexander Osterwalder Vide o artigo : A Importância da Modelagem de Negócios em meu blog Lógica <-----------------------> Emoção Eficiência <-----------------------> Valor
9. VIDEO: Business Model Canvas Explained
10. 1) Segmento de Clientes Uma organização serve um ou vários segmentos de clientes. Diferentes grupos de pessoas ou organizações que uma empresa pretende alcançar e servir. Para quem estamos criando valor?
11. 1) Segmento de Clientes Tipos • Mercado de massa • Nicho de mercado • Segmentados • Diversificados • Plataformas multi- face
12. 2) Proposição de Valor Procura resolver os problemas e satisfazer as necessidades e/ou desejos dos clientes. Pacote de produtos/serviços e diferenciais que criam valor para um segmento de clientes específico. Que pacotes de Produtos e Serviços estamos oferecendo para cada segmento de clientes?
13. 2) Proposição de Valor Características • Novidade • Desempenho • Personalização • Fazer as coisas acontecerem • Design • Marca / status • Preço • Redução de custos • Redução de riscos • Acessibilidade • Conveniência / usabilidade Exemplo, um “sabão em pó” que: Torna as roupas mais brancas. Remove aquelas manchas difíceis. Rende mais com menos.
14. 3) Canais As ofertas são entregues aos Segmentos de Clientes através de Canais de distribuição e vendas. Por quais Canais nossos Segmentos de Clientes querem ser alcançados?
15. 3) Canais Tipos • Força de vendas • Vendas pela Web • Lojas próprias • Lojas parceiras • Atacadista/Distribuidor
16. 4) Relacionamento com Clientes Os Relacionamentos são estabelecidos e mantidos com cada Segmento de Clientes. Que tipo de Relação cada um dos nossos Segmentos de Clientes espera de nós?
17. 4) Relacionamento com Clientes Categorias • Assistência pessoal • Assistência pessoal dedicada • Auto-serviço • Serviços automatizados • Comunidades • Cocriação
18. 5) Fontes de Receita Resultam das propostas de valor oferecidas com sucesso aos clientes. Representam o dinheiro que uma empresa gera a partir de cada Segmento de Clientes. Que valor os nossos clientes estão dispostos a pagar?
19. 5) Fontes de Receita Tipos • Venda de ativos • Taxa de utilização • Assinaturas • Empréstimo / Locação / Leasing • Licenciamento • Taxas de corretagem • Publicidade
20. 5) Fontes de Receita Precificação Fixa • Preço de Lista • Dep. Característica do Produto • Dep. Segmento de Clientes • Dependendo de Volume Precificação Dinâmica • Negociação • Dep. da Produção / Disponibilidade • Mercado em tempo real (oferta/demanda) • Leilões
21. 6) Recursos-chave Ativos importantes necessários a oferta e entrega das propostas de valor. Que Recursos nossas Proposições de Valor, Canais, Relacionamento com Clientes e Fontes de Receita exigem?
22. 6) Recursos-chave Tipos •Físicos •Intelectual •Humanos •Financeiros
23. 7) Atividades-chave As Coisas mais importantes que precisam ser feitas. Que Atividades são necessárias à Proposições de Valor, Canais, Relacionamento com Clientes?
24. 7) Atividades-chave Categorias • Produção • Resolução de problemas • Plataforma / Rede
25. 8) Parcerias-chave Mão de obra terceirizada, rede de fornecedores e parceiros. Quem são os nossos Parceiros-chave e Fornecedores?
26. 8) Parcerias-chave Tipos • Alianças estratégicas entre não concorrentes • Coopetition: parcerias estratégicas entre concorrentes • Joint ventures para desenvolver novos negócios • Relações fornecedor- comprador para garantir abastecimento confiável
27. Modelo de Negócios: 9) Estrutura de Custos Principais custos necessário para operar um modelo de negócio. Quais são os custos mais importantes ref. ao modelo de negócio?
28. 9) Estrutura de Custos Características • Custos fixos • Custos variáveis • Economias de escala • Economias de escopo
29. O Modelo de Negócios e a relação dos blocos A Proposta de Valor é oferecida aos Clientes, através de Canais e do Relacionamento, gerando as Receitas. Este valor para o cliente é gerado pelas Atividades, que empregam Recursos da empresa e de Parceiros, gerando os Custos.
30. O quadro para a Modelagem do Negócio “Business Model Generation canvas” - www.businessmodelgeneration.com
31. Exemplo de canvas para o Apple iPod
32. Exemplo de canvas para o Apple iPod
33. Ambiente externo ao modelo de negócios Forças da Industria que incluem a Concorrência; Forças do Mercado; Principais Tendências (tecnológicas, regulatórias, sociais e culturais e socioeconômicas); e Forças Macroeconômicas (infraestrutura, ...)
34. Processo de Construção do Modelo de Negócio Mobilização - preparação do cenário e conscientização das pessoas, descrevendo a motivação e estabelecendo uma linguagem para criar, analisar e discutir os modelos. Compreensão - imersão da equipe na pesquisa e análise necessária sobre clientes, tecnologia e ambiente. Coleta de informações, entrevista com especialistas e estudo de prospects para identificar necessidades e problemas. Design - questionamento, geração e testes de várias opções viáveis de modelos de negócio para escolher a melhor. Transforma-se as informações e ideias levantadas em protótipos de modelo de negócios a serem explorados e testados.
35. Processo de Construção do Modelo de Negócio Implementação - fase de execução, em que se coloca o modelo de negócios para funcionar em campo. A partir do design final do modelo de negócios, definimos todos os projetos, medidas, metas e responsáveis, marcos, orçamento, etc. Gerenciamento - fase de evolução do modelo, onde se monitora, avalia, adapta e modifica o modelo em resposta ao mercado.
36. Protótipos do Modelo de Negócios “Não há um Modelo de Negócios único – na verdade, o que há são muitas oportunidades e muitas opções, precisamos apenas descobrir todas elas.” – Tim O´Reilly
37. A Atitude de Design Vide no meu blog o artigo: Usando o Design Thinking para Criar e Inovar nos Negócios A atitude de design, explora ideias e prototipa muitas possibilidades até conseguir algo claro e amadurecido. Não se apaixone por uma idéia. Explore e busque a melhor entre muitas alternativas.
38. Desenhando o Modelo & Técnicas Use o Canvas impresso em tamanho grande, com Post- it ® notas ou marcadores. Use técnicas de Design Thinking como: Insights do Cliente e Mapa de Empatia, Pensamento Visual, Prototipação, Narrativa (Story Telling) e Cenários.
39. Usando SWOT para avaliar o Modelo de Negócios Vide no meu blog o artigo: A Ferramenta Estratégica de Análise SWOT é FOFA A técnica SWOT, abreviação das palavras (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats) pode ser útil ao analisar as partes e os respectivos elementos do Modelo de Negócios. Na conquista do objetivo Origemdofator
40. Por que Validar o Modelo de Negócios? Porque o desenho de um novo modelo de negócios contém uma série de suposições, sobre: o cliente, o problema dele, a solução para atendê-lo, ...
41. O que Validar no Modelo de Negócios? O PROBLEMA do cliente. A SOLUÇÃO do problema. VENDA, DISTRIBUIÇÃO e outras hipóteses do modelo de negócios.
42. Como Validar o Modelo de Negócios? Usando mapa de empatia; Definindo critérios e métricas para validação; Planejando e fazendo visitas e/ou entrevistas via telefone e/ou ferramentas de formulários via Web; Landing Page; Testes A/B; Protótipos; PMV; ...
43. O Modelo de Desenvolvimento do Cliente “Do sonho a realização em 4 Passos” - Steve G. Blank Vide o artigo: O Modelo de Desenvolvimento do Cliente em meu blog 1- Valida o Problema e a Solução (MVP). 2 - Valida o modelo de Venda e Distribuição. 3 - Prepara Marketing e Vendas p/ Demanda, faz Lançamento. 4 - Formalização da Estrutura com Departamentos, ...
44. Citação Final "Se queremos saber sobre um negócio, temos que começar com um propósito. E o seu propósito deve estar fora do negócio em si. Na verdade, ele deve estar na sociedade, pois uma empresa é um órgão da sociedade ..... lucro não é a explicação, causa ou razão de comportamento de negócios e decisões de negócios, mas o teste de sua validade.“ Peter Drucker
45. Muito Obrigado! Nei Grando (@neigrando) Blog: http://neigrando.blog.br (vide páginas Sobre e Contato) www.linkedin.com/in/neigrando