Empreendedorismo
Aula empreendedorismo
1. Empreendedorismo Você esta pronto para isto? Prof. José Marques 1
2. O que é ser empreendedor? Empreendedor adj (empreender+dor2) 1 Que empreende. 2 Que se aventura à realização de coisas difíceis ou fora do comum; ativo, arrojado. sm 1 Aquele que empreende. 2 Aquele que toma a seu cargo uma Leonardo Da vinci empresa. Dicionário Michaelis 2
3. O que é ser empreendedor? “O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente através da introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização, ou pela exploração de novos recursos e materiais... sem inovação, não há empreendedores, sem investimentos empreendedores, não há retorno de capital e o capitalismo não se propulsiona.” Joseph Schumpeter (1949) 3
4. O que é ser empreendedor? “Empreendedorismo é a criação de valor por pessoas e organizações trabalhando juntas para implementar uma idéia através da aplicação de criatividade, capacidade de transformação e o desejo de tomar aquilo que comumente se chamaria de risco.” Bom Angelo, E.- Revista FAAP -Relatório Accenture Henry Ford 4
5. O que é ser empreendedor? “É aquele que faz acontecer, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização” José Dornelas (2001) Ser Empreendedor é mais que um fator social, econômico , cultural ou psicológico...é uma escolha de estilo de vida e continuar se desenvolvendo continuamente neste estilo ! (Blog Português) 5
6. Empreendedorismo como Desenvolvimento O conceito de empreendedorismo já se revelava quando Marco Polo, buscava suas grandes ações em terras distantes e Thomas Edison, buscava mecanismos para realizar suas pesquisas sobre a eletricidade. (Dornelas.J/ 2001) O tema empreendedorismo esta sendo de grande aplicação nos tempos atuais de inovação procura pela criativa na busca de novas soluções competitivas para o mundo organizacional.
7. Empreendedorismo como Desenvolvimento EUA URSS • População • População • Território (produtivo) • Território (produtivo) • Recursos Minerais • Recursos Minerais • Parque industrial • Parque industrial • Nível intelectual • Nível intelectual • Agricultura • Agricultura • Capitalismo • Socialismo O aconteceu em 50 anos após a Divisão do Mundo... 7
8. O empreendedor Em qualquer definição de empreendedorismo encontram-se, pelo menos, os seguintes aspectos referentes ao empreendedor: • Iniciativa para criar/inovar e paixão pelo o que faz; • Utiliza os recursos disponíveis de forma criativa transformando o ambiente social e econômico onde vive; • Aceita assumir os riscos e a 8 possibilidade de fracassar
9. Quem é o empreendedor? • O empreendedor tem um “modelo” que o influencia. • Tem iniciativa, autonomia, autoconfiança, otimismo, necessidade de realização. • O fracasso é visto como um resultado. Morongo - Mormaii •Energia. •Luta contra padrões impostos. Diferencia-se •Tende a Ocupar Espaços vazios deixados por outros 9 CAOA - Hyundai
10. Quem é o empreendedor? • Tem forte intuição. Como no esporte, o que importa não é o que se sabe, mas o que se faz. • Comprometimento. Ele crê no que faz. Orientado para resultados. Richard Branson • Trabalhador incansável. • Sonhador realista. É racional,em seus planejamentos (esquerdo); mas também é visionário e criativo (direito) • Líder. Sistema próprio de relações Cazé Peçanha com empregados. “Líder de banda” . 10
11. Quem é o empreendedor? • Rede de relações bem definida e gerenciada. • Cultiva a imaginação e aprende a definir visões. • Conhecimento do negócio;Traduz os seus pensamentos em ações. Eliezer e Eike Batista • Orientado para resultado. Orientado para o futuro. • Dinheiro como uma das medidas de desempenho. 11
12. Precisa de um pouco de inspiração? 12
13. Desenvolvendo seu empreendedorismo • Aprende a partir do que faz. Aprendem indefinidamente; Método próprio • Emoção e afeto são determinantes para explicar o seu interesse ; • Internalidade; Controle do comportamento das pessoas; A Empresa é um sistema social que gira em torno do empreendedor. • Assume riscos moderados. • Inovador, Criativo (alta tolerância a Incertezas e ambigüidade) 13
14. Desenvolvendo seu empreendedorismo Alta Inventor Empreendedor Criatividade e Inovação Funcionários Gerente, A grande Maioria Administrador David Portes Baixa Alta Habilidades gerenciais e know-how em business 14
15. Tipos de empreendedores* • Nato • Que aprende (inesperado) • Serial • Corporativo Cristiana Arcangeli • Social • Necessidade • Herdeiro (sucessão familiar) • “Normal” (planejado) *Fonte: Dornelas, JCA. Empreendedorismo na Prática. Rio de Janeiro: Campus, 2007. 15 Luiza Helena Trajano
16. O que muda na vida de quem passa de empregado para empreendedor? • Insegurança quanto à renda mensal • Mudança nas relações familiares • Maior responsabilidade • As coisa param em mim. Tenho que tomar uma decisão • Dirigir pessoas • Lidar com ampla rede de pessoas. • Gerenciar interdependência com fornecedores, clientes, etc. • Lidar com a incerteza diária • Novo estilo de vida Steve Jobs • Ego está vinculado ao negócio • O status social está vinculado ao negócio 16
17. Os principais erros de quem empreende ... (como evitar) • Recursos vêm por último • Gerenciar o fluxo de caixa • Atenção ao ciclo de vendas • Foco x Diversificação Silvia “Desing” • Empreendedores não ganham escala; • Agilidade x Controle; • Ansiedade por resultados; • Entendimento do processo Coco Chanel empreendedor 17
18. Intra-Empreendedores O que as empresas buscam cada vez mais, mas encontram dificuldades em encontrar, são executivos e colaboradores que tenham postura de dono de negócio. O nome de guerra desta tendência na Gestão Empresarial é intra-empreendedorismo" ou "intrapreneuring". “Intra-empreendedores são aqueles que assumem a responsabilidade pelas inovações dentro de uma organização, assim se define o perfil do profissional mais cobiçado pelas empresas atualmente” Gifford Pinchot III,USA (Harvard ; J Hopckins) 18
19. Algumas Características do Empreendedor X Intraempreendedor: Empreendedor Intraempreendedor Usa capital Próprio ou de Usa o Capital da Empresa Terceiros Cria toda a estrutura Usa a estrutura operacional da operacional Empresa Maior dependência das Maior poder de ação sobre o características da cultura ambiente corporativa Fracasso parcial significa Fracasso parcial significa apenas erro e realinhamento do perda de $ projeto Fracasso total significa aborto Fracasso total significa falência do projeto e, no máximo, demissão Ele se reporta a um (ou mais) Ele é o chefe chefe (s) É obrigatório se relacionar com Monta sua própria equipe que já está na empresa 99 “Nãos” e 1 “Sim”: 99 “Sins” e 1 “Não”; Fracasso!!! Oportunidade de Sucesso!!! Salário? Depende... Salário? Líquido e certo... 19 GEEI – GRUPO DE EXCELÊNCIA - EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO – CRA-SP 2006
20. Intra-Empreendedores Os 10 mandamentos do Intra-Empreendedores 1. Trabalhe todos os dias disposto 6. Construa uma equipe de a ser despedido; sucesso, e segue a sua intuição; 2. Realiza qualquer trabalho necessário para que o projeto 7. Constrói cooperação por uma resulte, independente de sua idéia; função; 3. Partilha crédito pelo trabalho 8. Nunca aposte numa corrida a bem feito juntamente seus não ser que corra nela; colegas de trabalho; 4. Lembre-se sempre que é mais 9. É honesto para com os seus fácil pedir desculpa do que pedir objetivos, mas realista quanto aos permissão; meios para os atingir; 5. Peça conselhos antes de pedir 10. Honra os seus patrocinadores por recursos; ou apoiadores. 20 Pinchot,III ; Gifford; USA
21. Intra-Empreendedores Você é um Intraempreendedor ? Reflita e responda: . Não tenho olhos apenas para a minha área, mas para a companhia como um todo.? . Tenho paixão tanto pelo trabalho como pela empresa onde atuo? . Implanto projetos com começo, meio e fim? . Compartilho conhecimento e aprendizado? . Vejo em mudanças e crises uma oportunidade de aprender e crescer? . Eu busco menos saber fazer, mais criar o que fazer? 21
22. Mitos & Verdades sobre Empreendedores (Fonte: livro “Empreendedorismo na Prática”) • Experiência anterior no ramo: VERDADE • Idéia desenvolvida na garagem: MITO – criatividade não é tudo • Relacionamento/networking: VERDADE 22
23. Mitos e verdades • Sorte: MITO • Planejamento: VERDADE – intuição x planejamento • Risco calculado: VERDADE 23
24. Mitos e verdades • Ganhar dinheiro: MITO • Trabalhar menos: MITO • Usar os próprios recursos: VERDADE 24
25. Mitos e verdades • Família empreendedora: VERDADE • Empreendedor nato: MITO • Ter sócios não é bom: MITO – sócios são essenciais e complementam 25
26. O que eles/elas buscam... Ou Será todos nós? Realização de seus sonhos Alunos ADM / PJ – 3º Pq de Empreendimentos da Juventude 26 TODOS NÓS !!!!!
27. O processo empreendedor Determinar e Captar Gerenciar Identificar e Desenvolver o Plano de Negócios os recursos o negócio avaliar a 1. Sumário Executivo necessários estilo de gestão oportunidade 2. O Conceito do Negócio recursos pessoais fatores críticos de criação e abrangência da oportunidade 3. Equipe de Gestão recursos de amigos sucesso valores percebidos e 4. Mercado e e parentes identificar problemas reais da oportunidade Competidores angels atuais e potenciais riscos e retornos da 5. Marketing e Vendas capitalistas de risco implementar um oportunidade 6. Estrutura e Operação bancos sistema de controle Oportunidade X Habilidades 7. Análise Estratégica governo profissionalizar a e metas pessoais 8. Plano Financeiro incubadoras gestão situação dos competidores Anexos entrar em novos mercados 27
28. Fatores ambientais e pessoais Fatores Pessoais Fatores Pessoais Fatores Fatores Pessoais Fatores realização pessoal assumir riscos Sociológicos empreendedor Organizacionais assumir riscos insatisfação com o networking líder equipe valores pessoais trabalho equipes gerente estratégia educação ser demitido influência dos pais visão estrutura experiência educação família cultura idade Modelos (pessoas) produtos de sucesso inovação evento inicial implementação crescimento Ambiente Ambiente Ambiente oportunidade competição competidores criatividade recursos clientes Modelos (pessoas) incubadoras fornecedores de sucesso políticas públicas investidores bancos advogados recursos políticas públicas 28
29. Ambiente do Processo Sociedade Educação Negócios Cultura PESSOAS OPORTUNIDADE Tecnologia Legislação Governo Bancos RECURSOS Economia Angels Infra-estrutura Mercado de capitais Capital de risco © Copyright Babson College, 2001 29
30. Processo empreendedor (modelo de Timmons) Comunicação Oportunidade Recursos “Ajustes e Buracos” Liderança Plano de Negócios Criatividade Equipe © Jeffry Timmons and Steven Spinelli, Babson College 30
31. Empreendedores de sucesso 31
32. SWOT / FOFA “Empreendedor” I FORTES FRACOS n t e r n o s OPORTUNIDADES AMEAÇAS E x t e r n o s 32
33. Bibliografia: Empreendedorismo – Harward Bussiness Essentials Empreendorismo na Prática- Dornelas; José Carlos – Ed. Campus Planos de Negócios que dão Certo – Dornelas; Timmons; Spinelli; Zacharaks – Ed. Campus Empreendorismo Corporativo – Dornelas; José Carlos – Ed. Campus Empreendedorismo - Artigo – Bom Angelo , Eduardo – Revista FAAP Pesquisas Internet; Google, Wickipédia, SEBRAE entre outras “...a sabedoria é princípio de qualquer riqueza....” Provérbios 33