Criatividade e inovação
- Criatividade - O que é?
- Scamper com exemplos e case.
- Método Scamper - Técnica para melhorar a criatividade no desenvolvimento de ideias criativas.
Criatividade. O que é?
1. Criatividade – O que é? Inês Guedes de Oliveira
2. O que é a criatividade? Como se define a criatividade? Diferentes modos de pensar a criatividade: criatividade enquanto atitude a pessoa criativa criatividade enquanto processo o processo criador criatividade enquanto produto o produto criado Inês Guedes de Oliveira
3. O que é a criatividade? A criatividade é um dom só de alguns? É uma capacidade? É uma manifestação? A criatividade é uma condição inerente ao ser humano. É uma capacidade do ser humano. A criatividade desenvolve-se e promove-se através do desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes. A criatividade educa-se? Inês Guedes de Oliveira
4. Como se define a criatividade? Não há uma só definição para a criatividade. No senso comum - capacidade do ser humano em exprimir-se de uma forma original. Autores - a criatividade é o processo de gerar ideias novas e manifestá-las, criando algo como resultado. - a criatividade depende da inteligência, porque ser inteligente é ser capaz de interligare, que em latim significa a capacidade de relacionar ou associar conceitos, proporções e/ou coisas . A criatividade é uma condição do ser humano, que se manifesta de diversas maneiras e que produz diversos efeitos . Inês Guedes de Oliveira 5. Originalidade , invenção , fantasia e imaginação são vocábulos que se encontram com frequência na literatura como sinónimos de criatividade e, não sendo sinónimos, estão associados ao conceito de criatividade. Como se define a criatividade? Inês Guedes de Oliveira 6. Alguns conceitos básicos: Expressão – disposição para captar estímulos e expressá-los com sensibilidade. (Bellon, 1998) Fantasia – faculdade que pode não ter em conta a viabilidade ou o funcionamento daquilo que pensou. Tem a liberdade de pensar qualquer coisa, mesmo a mais absurda, incrível ou impossível. (Munari,1987) Imaginação – flexibilidade para relacionar as vivências e experiências. (Bellon, 1998) Inês Guedes de Oliveira 7. Alguns conceitos básicos: Invenção – pensamento de qualquer coisa que anteriormente não existe mas que se relaciona com o que se conhece, e tem o objectivo de uma utilização prática, porém não se preocupa com o aspecto estético.(Munari,1987) Ludicidade – acção de brincar, jogar, recrear, lazer, construção de artefactos lúdicos e humor. Lopes, 1998) Originalidade – modo pessoal de elaborar os conteúdos do pensamento (Bellon, 1998) Inês Guedes de Oliveira 8.
- Componentes do pensamento criativo:
- Fluência
- Flexibilidade
- Originalidade
- A pessoa criativa tem sempre como premissas
- pessoais:
- Optimismo
- Tolerância
- Questionamento aos modelos prontos
- Auto-exigência
- Comunicabilidade
- Iniciativa e persistência
- Coragem para correr riscos
- Capacidade de associações de ideias
- Etapas do pensamento criativo
- Modelo de Koberg e Bagnall
- (The All New Universal Traveler: A Soft-Systems Guide To Cretivity, Problem-Solving, and the Process of Reaching Goals, 1981)
- Aceitar a nova situação como um desafio
- Analisar e descobrir o “mundo do problema”
- Definir as principais partes que compõem o problema e os objectivos a alcançar
- Gerar ideias que conduzam a opções
- Seleccionar uma ideia
- Implementar para dar forma à ideia
- Avaliar, rever e reutilizar o procedimento
- Bloqueios culturais : Barreiras que impomos a nós mesmos, geradas por pressões da sociedade, cultura ou grupo a que pertencemos. Eles nos levam à rejeição do modo de pensar de pessoas ou grupos diferentes. Alguns destes bloqueios:
- Nós não pensamos ou agimos desta forma.
- Nossa forma de pensar é o certo.
- Respeitamos nossas tradições.
- Não se mexe em equipa que está ganhando.
- Bloqueios ambientais e organizacionais : Resultantes das condições e do ambiente de trabalho (físico e cultural):
- Distracções no ambiente de trabalho, reais ou imaginárias.
- Ambiente de trabalho opressivo, inseguro, desagradável.
- Atitudes inibidoras à expressão de sentimentos, emoções, humor e fantasia.
- Autoritarismo, estilos de liderança inibidores.
- Falta de apoio, cooperação e confiança.
- Rotina stressante.
- Bloqueios intelectuais e de comunicação : Inabilidade para formular e expressar com clareza problemas e ideias. Podem resultar de vários factores:
- Falta de informação e pouco conhecimento sobre o problema ou situação analisada.
- Informação incorrecta ou incompleta.
- Fixação profissional ou funcional, isto é, procurar soluções unicamente dentro dos limites de sua especialização ou campo de actividade.
- Crença de que para todo problema só há uma única solução válida.
- Uso inadequado ou inflexível de métodos para solução de problemas.
- Inabilidade para formular e expressar com clareza problemas e ideias.
- Bloqueios emocionais : Resultantes do desconforto em explorar e manipular ideias.
- Medo de correr riscos
- Receio de parecer tolo ou ridículo.
- Dificuldade em isolar o problema.
- Desconforto com incertezas e ambiguidades.
- Negativismo: procura prematura de razões para o fracasso, por que não vai dar certo.
- Inabilidade para distinguir entre realidade e fantasia.
- Bloqueios de percepção : Obstáculos que nos impedem de perceber claramente o problema ou a informação necessária para resolvê-lo. Inabilidade para ver o problema sob diversos pontos de vista. Exemplos:
- Estereótipos: ignorar que um objecto pode ter outras aplicações além de sua função usual.
- Fronteiras imaginárias: projectamos fronteiras no problema ou na solução que não existem na realidade.
- Sobrecarga de informação: excesso de informações e de detalhes que restringem a solução que pode ser considerada.
- 3 – Listagem de atributos
- O que é
- é uma técnica que:
- pega uma entidade, que pode ser um objecto, sistema ou projecto;
- identifica e caracteriza seus diversos atributos;
- identifica os variados valores que estes atributos podem assumir; e então
- combina esses atributos para encontrar novas formas do objecto, sistema ou projecto.
- uma lista de questões:
- Modificar
- Aumentar
- Diminuir
- Substituir
- Adaptar
- Inverter
- Combinar
42. Quem tem estudado a criatividade? Tradicionalmente a criatividade tem sido estudada pela psicologia. Mas também tem sido alvo de estudo da neurociências , da psicanálise , da epistemologia e da sociologia . As neurociências procuram descrever as estruturas e os mecanismos bioquímicos e bioeléctricos que regulam a actividade criativa. A psicanálise procura compreender quais são os impulsos inconscientes que induzem a criar e quais são os que reprimem esse instinto. A psicologia explorou os tipos de criatividade, as fases do processo criativo, a diferença entre criatividade e inteligência e os modos possíveis de ensinar e desenvolver a criatividade. A epistemologia estuda como se estrutura e desenvolve o conhecimento. A sociologia procura entender quais os relacionamentos entre sociedade e criatividade, como remover os obstáculos sociais à criatividade, quais as particularidades organizacionais que caracterizam a criatividade Inês Guedes de Oliveira