O que é criatividade?


Criatividade. O que é?
1. Criatividade – O que é? Inês Guedes de Oliveira
2. O que é a criatividade? Como se define a criatividade? Diferentes modos de pensar a criatividade: criatividade enquanto atitude a pessoa criativa criatividade enquanto processo o processo criador criatividade enquanto produto o produto criado Inês Guedes de Oliveira

O que é criatividade?

3. O que é a criatividade? A criatividade é um dom só de alguns? É uma capacidade? É uma manifestação? A criatividade é uma condição inerente ao ser humano. É uma capacidade do ser humano. A criatividade desenvolve-se e promove-se através do desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes. A criatividade educa-se? Inês Guedes de Oliveira




O que é criatividade

O que é criatividade

O que é criatividade

O que é criatividade

O que é criatividade

O que é criatividade

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O que é criatividade

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Exemplos de criatividade

Exemplos de criatividade

Exemplos de criatividade

Exemplos de criatividade

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Exemplos de criatividade

Exemplos de criatividade

Exemplos de criatividade

Exemplos de criatividade

Exemplos de criatividade

Exemplos de criatividade

Exemplos de criatividade

Exemplos de criatividade

Criatividade e inovação

Criatividade e inovação

4. Como se define a criatividade? Não há uma só definição para a criatividade. No senso comum - capacidade do ser humano em exprimir-se de uma forma original. Autores - a criatividade é o processo de gerar ideias novas e manifestá-las, criando algo como resultado. - a criatividade depende da inteligência, porque ser inteligente é ser capaz de interligare, que em latim significa a capacidade de relacionar ou associar conceitos, proporções e/ou coisas . A criatividade é uma condição do ser humano, que se manifesta de diversas maneiras e que produz diversos efeitos . Inês Guedes de Oliveira 5. Originalidade , invenção , fantasia e imaginação são vocábulos que se encontram com frequência na literatura como sinónimos de criatividade e, não sendo sinónimos, estão associados ao conceito de criatividade. Como se define a criatividade? Inês Guedes de Oliveira 6. Alguns conceitos básicos: Expressão – disposição para captar estímulos e expressá-los com sensibilidade. (Bellon, 1998) Fantasia – faculdade que pode não ter em conta a viabilidade ou o funcionamento daquilo que pensou. Tem a liberdade de pensar qualquer coisa, mesmo a mais absurda, incrível ou impossível. (Munari,1987) Imaginação – flexibilidade para relacionar as vivências e experiências. (Bellon, 1998) Inês Guedes de Oliveira 7. Alguns conceitos básicos: Invenção – pensamento de qualquer coisa que anteriormente não existe mas que se relaciona com o que se conhece, e tem o objectivo de uma utilização prática, porém não se preocupa com o aspecto estético.(Munari,1987) Ludicidade – acção de brincar, jogar, recrear, lazer, construção de artefactos lúdicos e humor. Lopes, 1998) Originalidade – modo pessoal de elaborar os conteúdos do pensamento (Bellon, 1998) Inês Guedes de Oliveira 8.
  • Componentes do pensamento criativo:
  • Fluência
  • Flexibilidade
  • Originalidade
Inês Guedes de Oliveira 9.
  • A pessoa criativa tem sempre como premissas
  • pessoais:
  • Optimismo
  • Tolerância
  • Questionamento aos modelos prontos
  • Auto-exigência
  • Comunicabilidade
  • Iniciativa e persistência
  • Coragem para correr riscos
  • Capacidade de associações de ideias
Inês Guedes de Oliveira 10.
  • Etapas do pensamento criativo
  • Modelo de Koberg e Bagnall
  • (The All New Universal Traveler: A Soft-Systems Guide To Cretivity, Problem-Solving, and the Process of Reaching Goals, 1981)
  • Aceitar a nova situação como um desafio
  • Analisar e descobrir o “mundo do problema”
  • Definir as principais partes que compõem o problema e os objectivos a alcançar
  • Gerar ideias que conduzam a opções
  • Seleccionar uma ideia
  • Implementar para dar forma à ideia
  • Avaliar, rever e reutilizar o procedimento
Inês Guedes de Oliveira 11. Como a mente opera: ABSORVE (aplicando a atenção) RETÉM (através da memória) CRIA (visualizando, prevendo, gerando ideias) JULGA (analisando, comparando, escolhendo) Inês Guedes de Oliveira 12. Por Jairo Siqueira, consultor em Criatividade, Inovação e Negociação Processo da compreensão Humana Inês Guedes de Oliveira 13. O que isto significa? Significa que nós não conseguimos ser inteiramente racionais e objectivos. Nas análises e conclusões somos sempre influenciados pelas experiências, emoções, interesses, crenças, valores, etc. Estas influências criam bloqueios à nossa criatividade e à aceitação de novas ideias Inês Guedes de Oliveira 14. Bloqueios mentais são obstáculos que nos impedem de perceber correctamente o problema ou conceber uma solução. Alguns bloqueios são criados por nós mesmos: temores, percepções, preconceitos, experiências, emoções, etc. Outros são criados pelo ambiente: tradição, valores, regras, falta de apoio, conformismo, entre outros. Segundo Jairo Siqueira, o s bloqueios mentais podem ser classificados em cinco categorias: Bloqueios culturais Bloqueios ambientais e organizacionais Bloqueios intelectuais e de comunicação Bloqueios emocionais Bloqueios de percepção Inês Guedes de Oliveira 15.
  • Bloqueios culturais : Barreiras que impomos a nós mesmos, geradas por pressões da sociedade, cultura ou grupo a que pertencemos. Eles nos levam à rejeição do modo de pensar de pessoas ou grupos diferentes. Alguns destes bloqueios:
  • Nós não pensamos ou agimos desta forma.
  • Nossa forma de pensar é o certo.
  • Respeitamos nossas tradições.
  • Não se mexe em equipa que está ganhando.
Inês Guedes de Oliveira 16.
  • Bloqueios ambientais e organizacionais : Resultantes das condições e do ambiente de trabalho (físico e cultural):
  • Distracções no ambiente de trabalho, reais ou imaginárias.
  • Ambiente de trabalho opressivo, inseguro, desagradável.
  • Atitudes inibidoras à expressão de sentimentos, emoções, humor e fantasia.
  • Autoritarismo, estilos de liderança inibidores.
  • Falta de apoio, cooperação e confiança.
  • Rotina stressante.
Inês Guedes de Oliveira 17.
  • Bloqueios intelectuais e de comunicação : Inabilidade para formular e expressar com clareza problemas e ideias. Podem resultar de vários factores:
  • Falta de informação e pouco conhecimento sobre o problema ou situação analisada.
  • Informação incorrecta ou incompleta.
  • Fixação profissional ou funcional, isto é, procurar soluções unicamente dentro dos limites de sua especialização ou campo de actividade.
  • Crença de que para todo problema só há uma única solução válida.
  • Uso inadequado ou inflexível de métodos para solução de problemas.
  • Inabilidade para formular e expressar com clareza problemas e ideias.
Inês Guedes de Oliveira 18.
  • Bloqueios emocionais : Resultantes do desconforto em explorar e manipular ideias.
  • Medo de correr riscos
  • Receio de parecer tolo ou ridículo.
  • Dificuldade em isolar o problema.
  • Desconforto com incertezas e ambiguidades.
  • Negativismo: procura prematura de razões para o fracasso, por que não vai dar certo.
  • Inabilidade para distinguir entre realidade e fantasia.
Inês Guedes de Oliveira 19.
  • Bloqueios de percepção : Obstáculos que nos impedem de perceber claramente o problema ou a informação necessária para resolvê-lo. Inabilidade para ver o problema sob diversos pontos de vista. Exemplos:
  • Estereótipos: ignorar que um objecto pode ter outras aplicações além de sua função usual.
  • Fronteiras imaginárias: projectamos fronteiras no problema ou na solução que não existem na realidade.
  • Sobrecarga de informação: excesso de informações e de detalhes que restringem a solução que pode ser considerada.
Inês Guedes de Oliveira 20. À mudança de perspectiva e de procura de enfoques não usuais, Edward De Bono chama de Pensamento Lateral (Lateral Thinking) O Pensamento Lateral pode ser definido como uma perspectiva heurística para solução de problemas, em que você tenta olhar o problema de vários ângulos, em vez de atacá-lo de frente. É o uso de um processo não linear de raciocínio, para questionar suposições, mudar perspectivas e gerar novas ideias. Inês Guedes de Oliveira 21. COMO FAZER UM UP GRADE NAS SUAS IDEIAS... Técnicas de 1 – Brainstorming 2 – Associação de Ideias | Analogias 3 – Listagem de atributos 4 – Mapa Mental 5 – Nove Janelas 6 – Relações Forçadas 7 – Positivo, Negativo, Interessante 8 – Outros Pontos de Vista Inês Guedes de Oliveira 22. 1 – Brainstorming O que é Brainstorming é uma ferramenta para geração de novas ideias, conceitos e soluções para qualquer assunto ou tópico num ambiente livre de críticas e de restrições à imaginação. 1.º - Definir o problema 2.º Produção de ideias. 3.º - Avaliação das ideias. 4.º - Eliminação de ideias. 5.º - Registo das ideias finais e das respectivas prioridades e formas de implementação e/ou de resolução dos problemas. Inês Guedes de Oliveira 23. 2 – Associação de Ideias | Analogias O que é Permitir que a mente faça associações livres de palavras, conceitos e objectos pode gerar rasgos de criatividade. 1. Anunciar o problema/desafio 2. Escolher uma palavra chave 3. Escolher um outro campo de ideias paralelo àquele do problema/desafio 4. Relacioná-los escolhendo particularidades ricas 5. Procurar semelhanças e conexões entre eles 6. Colher os resultados... Inês Guedes de Oliveira 24.
  • 3 – Listagem de atributos
  • O que é
  • é uma técnica que:
  • pega uma entidade, que pode ser um objecto, sistema ou projecto;
  • identifica e caracteriza seus diversos atributos;
  • identifica os variados valores que estes atributos podem assumir; e então
  • combina esses atributos para encontrar novas formas do objecto, sistema ou projecto.
  • uma lista de questões:
  • Modificar
  • Aumentar
  • Diminuir
  • Substituir
  • Adaptar
  • Inverter
  • Combinar

41. A criatividade A criatividade tem como efeito a flexibilidade de pensamento, a originalidade das ideias e a fluidez de expressão, potenciando, simultaneamente, a comunicação e a expressão pessoal, ao despertar a curiosidade e o espírito crítico e ao valorizar as manifestações lúdicas Inês Guedes de Oliveira 
42. Quem tem estudado a criatividade? Tradicionalmente a criatividade tem sido estudada pela psicologia. Mas também tem sido alvo de estudo da neurociências , da psicanálise , da epistemologia e da sociologia . As neurociências procuram descrever as estruturas e os mecanismos bioquímicos e bioeléctricos que regulam a actividade criativa. A psicanálise procura compreender quais são os impulsos inconscientes que induzem a criar e quais são os que reprimem esse instinto. A psicologia explorou os tipos de criatividade, as fases do processo criativo, a diferença entre criatividade e inteligência e os modos possíveis de ensinar e desenvolver a criatividade. A epistemologia estuda como se estrutura e desenvolve o conhecimento. A sociologia procura entender quais os relacionamentos entre sociedade e criatividade, como remover os obstáculos sociais à criatividade, quais as particularidades organizacionais que caracterizam a criatividade Inês Guedes de Oliveira