Criatividade e Inovação
Método é muito útil para abrir a mente para novas maneiras de se concentrar no problema, com isso mudar toda a nossa capacidade criativa.- Método Scamper - Técnica para melhorar a criatividade no desenvolvimento de ideias criativas.
- Aula - Como ter boas ideias?
- Brainstoming - técnica de criatividade.
Scamper com exemplos e case
1. SCAMPER melhorar a criatividade e auxiliar no desenvolvimento de novas ideias
2. desenvolvido por Bob Eberlee em meados do século 20 basicamente é uma lista de verificação de perguntas onde novas ideias são criadas
3. é muito utilizado para • repensar o problema • criar uma nova oportunidade de negócio • para modificar um projeto de um produto, serviço ou processo. • melhorar um processo de produto
4. • O método é muito útil para abrir a mente para novas maneiras de se concentrar no problema, com isso mudar toda a nossa capacidade criativa.
5. Objetivo • SCAMPER é uma lista que ajuda a pensar em mudanças que poderia ser realizado em um produto já existente, para criar um novo.
6. O método • SCAMPER baseia-se em um acrônimo de sete tipos de perguntas que são formuladas para o desenvolvimento de uma ideia, neste caso as perguntas são formuladas para estimular respostas conforme a equipe analisa este pensamento criativo.
7. Substituir • A ideia consiste na substituição - componentes, materiais, pessoas.
8. Combinar • como é que a ideia pode ser combinada com outro fato para gerar algo novo, pois ao combinar objetos e ideias, podemos desenvolver novos produtos ou serviços.
9. Adaptar • Como se pode adaptar uma ideia existente ou a ideia de outra pessoa. • que outra ideia isto sugere? • o que posso copiar para adaptar à minha ideia?
10. Minimizar • de que forma o produto ou serviço pode ser modificado, aumentado e/ou reduzindo?
11. Pensar em outros usos • encontrar utilizações alternativas para ideias existentes • a ideia pode ser utilizada em outros mercados?” • De qual forma? • Por vezes é necessário reutilizar o produto, dando-lhe outra utilidade completamente diferente?
12. Eliminar • eliminação, redução ou adição de novos ingredientes, componentes, partes de produção ou serviços.
13. Reverter • o produto ou o serviço de modo a criar uma outra ideia. A inversão da sequência em que as tarefas estão a ser executadas ou a conversão do espaço na possibilidade de criação de um novo conceito ou a chamada de exploração de novas possibilidades no tempo e no espaço.
14. CASE GIRO VERDE Resultado: aumentou a margem de lucro em 50%; aumentou volume de vendas em alguns produtos chegou a 600%; aumentou a satisfação dos clientes; aumentou o volume de vendas para apenas um cliente, de R$2.000 para R$12.000 reais mensais; reduziu em 40% o custo do produto;
15. • cada letra deve ser introduzida no projeto com um objetivo bem definido!
16. Vamos ver quando produtos diferentes surgem com o uso do SCAMPER
17. S substituir
18. S substituir
19. C Combinar
20. C Combinar
21. A Adaptar
22. M Modificar, Minimizar ou maximizar
23. M Modificar, Minimizar ou maximizar
24. P Procurar outro uso
25. P Procurar outro uso
26. P Procurar outro uso
27. E Eliminar
28. R Rearrumar
29. • elas são totalmente independentes uma das outras. você pode aplicar apenas uma delas ou até todas no mesmo projeto. por favor, não use apenas por usar.
30. Vamos fazer escolham que tipo de letra ou letras do SCAMPER vocês usariam nos projetos de vocês e como as implementariam.
31. José Henrique Lopes Administrador por formação RPGista Curioso Leitor de HQ da MARVEL café Fã de STAR WARS acabei me tornando Consultor de Inovação, Produtividade, Qualidade e Sustentabilidade na TRINOVA contato josehenrique@trinovaconsultoria.com.br Cel. 51-97998404