Criatividade e Inovação
- Aula - Como ter boas ideias?
- Brainstoming - técnica de criatividade.
- Marketing prático para o 3º setor - Oficina mãos na massa.
Scamper
1. MÉTODO SCAMPER – MELHORAR O A CRIATIVIDADE E NO DESENVOLVIMENTO DE IDEIAS CRIATIVAS Histórico • Método SCAMPER – é método desenvolvido por Bob Eberlee para melhorar a criatividade e no desenvolvimento de ideias criativas, em meados do século 20, publicado em seu livro de mesmo nome.
Basicamente é uma lista de verificação de perguntas onde novas ideias são criadas. Este método é muito utilizado para repensar o problema ou criar uma nova oportunidade de negócio, podemos também utilizar este método para modificar um projeto de um produto, serviço ou processo. • Segundo o autor, o método SCAMPER é muito utilizado principalmente para melhorar um processo de produto, no desenvolvimento de um serviço novo ou existente, seja ele próprio ou concorrente. O método é muito útil para abrir a mente para novas maneiras de se concentrar no problema, com isso mudar toda a nossa capacidade criativa. O método SCAMPER ganhou destaque nas mãos de Michael Michalko quando o autor escreveu o livro“Thinkertoys: A Handbook of Business Creativity For the 90s”.
2. • Objetivo • SCAMPER é uma lista que ajuda a pensar em mudanças que poderia ser realizado em um produto já existente, para criar um novo. • O método • SCAMPER baseia-se em um acrônimo de sete tipos de perguntas que são formuladas para o desenvolvimento de uma ideia, neste caso as perguntas são formuladas para estimular respostas conforme a equipe analisa este pensamento criativo.
3. Substituir – é o processo com a intenção de determinar o que é que pode ser utilizado como substituto daquele pensamento. Esta questão a equipe precisa analisar no sentido que deverão ser colocadas algumas questões, de modo a averiguar que produto ou serviço pode ser substituto de um produto ou serviços já existente. A ideia consiste na substituição - componentes, materiais, pessoas. Combinar –investiga como é que a ideia pode ser combinada com outro fato para gerar algo novo, pois ao combinar objetos e ideias, podemos desenvolver novos produtos ou serviços.
4. Adaptar – consiste em saber como se pode adaptar uma ideia existente ou a ideia de outra pessoa. Neste sentido, é importante questionar “que outra ideia isto sugere?” ou “o que posso copiar para adaptar à minha ideia?”. Minimizar –foca na hipótese da ideia poder ser modificada, minimizada ou maximizada. Assim, a partir de uma ideia já existente, tenta-se atribuir-lhe uma nova utilização, efetuando uma modificação a qualquer nível (forma, dimensão, peso, tempo, frequência, velocidade, entre outros). A questão a ser colocada nesta fase é “de que forma o produto ou serviço pode ser modificado, aumentado e/ou reduzindo?”
5. Pensar em outros usos – nesta etapa pretende-se encontrar utilizações alternativas para ideias existentes, isto é, “a ideia pode ser utilizada em outros mercados?” De qual forma? Por vezes é necessário reutilizar o produto, dando-lhe outra utilidade completamente diferente. Eliminar – eliminação, redução ou adição de novos ingredientes, componentes, partes de produção ou serviços, de modo a alterar uma ideia. Pensamento na eliminação de várias partes ou características do produto ou serviço, de forma a solucionar alguns problemas.
6. Reverter – o produto ou o serviço de modo a criar uma outra ideia. A inversão da sequência em que as tarefas estão a ser executadas ou a conversão do espaço na possibilidade de criação de um novo conceito ou a chamada de exploração de novas possibilidades no tempo e no espaço.
7. Mãos a obra!!! Excelentes resultados em suas inovações e criatividades. Troque uma ideia comigo E-mail: johlopes@yahoo.com.br Linkedin: http://www.linkedin.com/profile/view?id=88212543&trk=tab_pro Facebook: https://www.facebook.com/josehenrique.lopes.39 Att. José Henrique Lopes