Marketing
Marketing Social 1. Marketing Social- Marketing de causa - Uma Nova forma de comunicação e vendas.
- Marketing de Causas - Trabalho Unipar.
- Marketing de Relacionamento - Treinamento Técnicas de Vendas.
2. Origem
Estados Unidos, 1971 – o termo marketing cultural tem a finalidade de empregar os princípios técnicos do marketing tradicional na promoção de causas, ideias e comportamentos sociais.
3. Definição de Marketing Social por quem entende do assunto:
“O marketing social é o projeto, a implementação e o controle de programas que procuram aumentar a aceitação de uma idéia ou prática social num grupo alvo”
Kotler
4. Definição de Marketing Social pelo povo:
Marketing social é a modalidade que tem como objetivo atenuar ou eliminar os problemas sociais, as carências da sociedade relacionadas principalmente às questões de higiene e saúde pública, de trabalho, educação, habitação, transportes e nutrição.
5. As técnicas de marketing surgem como importantes aliadas para conscientizar a população para que modifique seus hábitos e atitudes.
6. Marketing Social é...
Combinação dos melhores elementos das abordagens tradicionais da mudança social num esquema integrado de planejamento e ação, além de aproveitar os avanços na tecnologia das comunicações e na capacidade do marketing.
7. Agentes do Marketing Social
Marketing de Negócios X Marketing Social:
Enquanto o marketing comercial procura transmitir vantagem dum determinado produto/serviço ou marca, o marketing social procura transmitir a importância de determinadas ações.
10. O autor de uma ação ou campanha de marketing social é, geralmente, uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos ou um órgão governamental. O que não quer dizer que uma empresa não possa empreender ações sob esse escopo. Para ser marketing socialtal conduta não deve estar atrelada a ganhos de imagem, à revitalização da marca ou aumento de participação no mercado.
11. Causas Sociais e Responsabilidade Social Empresarial
Uma ferramenta em favor de uma ação necessária a promoção de alguma forma de mudança do comportamento social , que conscientize a população para que esta modifique seus hábitos .
12. Marketing Relacionado a Causas
Deve ser entendido como uma ferramenta de marketing e posicionamento que associa uma empresa ou marca a uma questão ou causa social relevante , com benefício para toda a sociedade e para elas próprias.
13. O marketing social também NÃO deve ser confundido com o chamado marketing relacionado a uma causa, em que uma organização agrega uma causa aos processos de produção, promoção e vendas de seus produtos e serviços.
14. Um exemplo clássico deste tipo de marketing é o realizado pelas empresas de cartões de crédito, que possibilitam ao cliente escolher cartões vinculados tanto a um time de futebol como a uma campanha em defesa dos direitos da criança.
15. O surgimento do marketing para causas sociais representa o resgate do verdadeiro conceito de Marketing Social.
Importante utilizar a transformação social como foco estratégico do seu investimento ou agregar uma causa social ao seu processo de produção, promoção e vendas.
16. A principal diferença entre essas duas posturas estará nos resultados que serão alcançados com a utilização de um dos dois conceitos.
17. São os resultados alcançados que determinam a diferença entre os termos marketing social e marketing relacionado a causas sociais
18. Marketing Social
Éuma ferramenta do marketing que pode e é aproveitada por todos os setores da economia para promover transformação social.
19. Marketing Relacionado a Causas Sociais
É marketing social, já que é prioritariamente uma ferramenta a ser aproveitada para agregar valor a imagem ou a marca da organização que a utiliza.
20. O McDia Feliz
Criado pelo McDonald’s no Canadá em 1977, o McDia Feliz foi realizado pela primeira vez no Brasil em 1988, em São Paulo. Em 1989, chegou ao Rio de Janeiro, e, a partir de 1990, passou a ser realizado em nível nacional, envolvendo todos os restaurantes da Rede McDonald’s do país.
21. Coordenado pelo Instituto Ronald McDonald, o McDia Feliz é a maior campanha do país no combate ao câncer infanto-juvenil, além de ser o principal evento comunitário do Sistema McDonald’s no Brasil.
22. No McDia Feliz, todo o dinheiro arrecadado com a venda de sanduíches Big Mac (exceto alguns impostos), vendido separadamente, é revertido para instituições de apoio e combate ao câncer infanto-juvenil de todo país.
23. O evento sempre é realizado no último sábado de agosto, e é o dia de maior movimento em mais de 500 restaurantes McDonald’s, contando com uma mobilização de cerca de 30 mil voluntários. Ao longo de 20 anos de realização da campanha, a renda obtida com o McDia Feliz contribuiu para o expressivo crescimento do índice de cura da doença no Brasil: se no final da década de 80 a média era de 15%, atualmente chega até 85%, se o câncer for diagnosticado precocemente e tratado corretamente.
24. Com os resultados obtidos desde o primeiro ano de sua realização, em 1988, a campanha já reverteu a mais de 100 instituições brasileiras, em mais de 20 estados, mais de R$ 90 milhões.
Os recursos têm viabilizado a implantação de unidades de internação, ambulatórios, e salas de quimioterapia, casas de apoio e unidades de transplante de medula óssea.
25. 26. Fontes
Marketing para organizações que não visam o lucro. Kotler, Philiph. Editora Atlas 1978.
http://soumaisosocial.blogspot.com/2009/09/exemplos-de-marketing-social.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_social
http://www.responsabilidadesocial.com
Estados Unidos, 1971 – o termo marketing cultural tem a finalidade de empregar os princípios técnicos do marketing tradicional na promoção de causas, ideias e comportamentos sociais.
“O marketing social é o projeto, a implementação e o controle de programas que procuram aumentar a aceitação de uma idéia ou prática social num grupo alvo”
Kotler
4. Definição de Marketing Social pelo povo:
Marketing social é a modalidade que tem como objetivo atenuar ou eliminar os problemas sociais, as carências da sociedade relacionadas principalmente às questões de higiene e saúde pública, de trabalho, educação, habitação, transportes e nutrição.
5. As técnicas de marketing surgem como importantes aliadas para conscientizar a população para que modifique seus hábitos e atitudes.
6. Marketing Social é...
Combinação dos melhores elementos das abordagens tradicionais da mudança social num esquema integrado de planejamento e ação, além de aproveitar os avanços na tecnologia das comunicações e na capacidade do marketing.
7. Agentes do Marketing Social
- Organizações internacionais e Ongs. 8. Estado 9. Empresas
Enquanto o marketing comercial procura transmitir vantagem dum determinado produto/serviço ou marca, o marketing social procura transmitir a importância de determinadas ações.
10. O autor de uma ação ou campanha de marketing social é, geralmente, uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos ou um órgão governamental. O que não quer dizer que uma empresa não possa empreender ações sob esse escopo. Para ser marketing socialtal conduta não deve estar atrelada a ganhos de imagem, à revitalização da marca ou aumento de participação no mercado.
11. Causas Sociais e Responsabilidade Social Empresarial
Uma ferramenta em favor de uma ação necessária a promoção de alguma forma de mudança do comportamento social , que conscientize a população para que esta modifique seus hábitos .
12. Marketing Relacionado a Causas
Deve ser entendido como uma ferramenta de marketing e posicionamento que associa uma empresa ou marca a uma questão ou causa social relevante , com benefício para toda a sociedade e para elas próprias.
13. O marketing social também NÃO deve ser confundido com o chamado marketing relacionado a uma causa, em que uma organização agrega uma causa aos processos de produção, promoção e vendas de seus produtos e serviços.
14. Um exemplo clássico deste tipo de marketing é o realizado pelas empresas de cartões de crédito, que possibilitam ao cliente escolher cartões vinculados tanto a um time de futebol como a uma campanha em defesa dos direitos da criança.
15. O surgimento do marketing para causas sociais representa o resgate do verdadeiro conceito de Marketing Social.
Importante utilizar a transformação social como foco estratégico do seu investimento ou agregar uma causa social ao seu processo de produção, promoção e vendas.
16. A principal diferença entre essas duas posturas estará nos resultados que serão alcançados com a utilização de um dos dois conceitos.
17. São os resultados alcançados que determinam a diferença entre os termos marketing social e marketing relacionado a causas sociais
18. Marketing Social
Éuma ferramenta do marketing que pode e é aproveitada por todos os setores da economia para promover transformação social.
19. Marketing Relacionado a Causas Sociais
É marketing social, já que é prioritariamente uma ferramenta a ser aproveitada para agregar valor a imagem ou a marca da organização que a utiliza.
20. O McDia Feliz
Criado pelo McDonald’s no Canadá em 1977, o McDia Feliz foi realizado pela primeira vez no Brasil em 1988, em São Paulo. Em 1989, chegou ao Rio de Janeiro, e, a partir de 1990, passou a ser realizado em nível nacional, envolvendo todos os restaurantes da Rede McDonald’s do país.
21. Coordenado pelo Instituto Ronald McDonald, o McDia Feliz é a maior campanha do país no combate ao câncer infanto-juvenil, além de ser o principal evento comunitário do Sistema McDonald’s no Brasil.
22. No McDia Feliz, todo o dinheiro arrecadado com a venda de sanduíches Big Mac (exceto alguns impostos), vendido separadamente, é revertido para instituições de apoio e combate ao câncer infanto-juvenil de todo país.
23. O evento sempre é realizado no último sábado de agosto, e é o dia de maior movimento em mais de 500 restaurantes McDonald’s, contando com uma mobilização de cerca de 30 mil voluntários. Ao longo de 20 anos de realização da campanha, a renda obtida com o McDia Feliz contribuiu para o expressivo crescimento do índice de cura da doença no Brasil: se no final da década de 80 a média era de 15%, atualmente chega até 85%, se o câncer for diagnosticado precocemente e tratado corretamente.
24. Com os resultados obtidos desde o primeiro ano de sua realização, em 1988, a campanha já reverteu a mais de 100 instituições brasileiras, em mais de 20 estados, mais de R$ 90 milhões.
Os recursos têm viabilizado a implantação de unidades de internação, ambulatórios, e salas de quimioterapia, casas de apoio e unidades de transplante de medula óssea.
25. 26. Fontes
Marketing para organizações que não visam o lucro. Kotler, Philiph. Editora Atlas 1978.
http://soumaisosocial.blogspot.com/2009/09/exemplos-de-marketing-social.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_social
http://www.responsabilidadesocial.com