Definição de marketing social e exemplos.


Marketing Social 1. Marketing Social
2. Origem
Estados Unidos, 1971 – o termo marketing cultural tem a finalidade de empregar os princípios técnicos do marketing tradicional na promoção de causas, ideias e comportamentos sociais.

Exemplos de marketing social

3. Definição de Marketing Social por quem entende do assunto:
“O marketing social é o projeto, a implementação e o controle de programas que procuram aumentar a aceitação de uma idéia ou prática social num grupo alvo”
Kotler
 

4. Definição de Marketing Social pelo povo:
Marketing social é a modalidade que tem como objetivo atenuar ou eliminar os problemas sociais, as carências da sociedade relacionadas principalmente às questões de higiene e saúde pública, de trabalho, educação, habitação, transportes e nutrição.

Exemplos de marketing social

Exemplos de marketing social

Exemplos de marketing social

Exemplos de marketing social

Exemplos de marketing social

Exemplos de marketing social

Exemplos de marketing social

Exemplos de marketing social

Exemplos de marketing social

Exemplos de marketing social

Exemplos de marketing social

Exemplos de marketing social

Exemplos de marketing social

Exemplos de marketing social

Exemplos de marketing social

Exemplos de marketing social

Exemplos de marketing social

Exemplos de marketing social

Exemplos de marketing social

Exemplos de marketing social

Exemplos de marketing social

Exemplos de marketing social

Exemplos de marketing social

Exemplos de marketing social


5. As técnicas de marketing surgem como importantes aliadas para conscientizar a população para que modifique seus hábitos e atitudes.
6. Marketing Social é...
Combinação dos melhores elementos das abordagens tradicionais da mudança social num esquema integrado de planejamento e ação, além de aproveitar os avanços na tecnologia das comunicações e na capacidade do marketing.
7. Agentes do Marketing Social
  • Organizações internacionais e Ongs. 8. Estado 9. Empresas
  • Marketing de Negócios X Marketing Social:
    Enquanto o marketing comercial procura transmitir vantagem dum determinado produto/serviço ou marca, o marketing social procura transmitir a importância de determinadas ações.
    10. O autor de uma ação ou campanha de marketing social é, geralmente, uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos ou um órgão governamental. O que não quer dizer que uma empresa não possa empreender ações sob esse escopo. Para ser marketing socialtal conduta não deve estar atrelada a ganhos de imagem, à revitalização da marca ou aumento de participação no mercado.
    11. Causas Sociais e Responsabilidade Social Empresarial
    Uma ferramenta em favor de uma ação necessária a promoção de alguma forma de mudança do comportamento social , que conscientize a população para que esta modifique seus hábitos .
    12. Marketing Relacionado a Causas
    Deve ser entendido como uma ferramenta de marketing e posicionamento que associa uma empresa ou marca a uma questão ou causa social relevante , com benefício para toda a sociedade e para elas próprias.
    13. O marketing social também NÃO deve ser confundido com o chamado marketing relacionado a uma causa, em que uma organização agrega uma causa aos processos de produção, promoção e vendas de seus produtos e serviços.
    14. Um exemplo clássico deste tipo de marketing é o realizado pelas empresas de cartões de crédito, que possibilitam ao cliente escolher cartões vinculados tanto a um time de futebol como a uma campanha em defesa dos direitos da criança.
    15. O surgimento do marketing para causas sociais representa o resgate do verdadeiro conceito de Marketing Social.
    Importante utilizar a transformação social como foco estratégico do seu investimento ou agregar uma causa social ao seu processo de produção, promoção e vendas.
    16. A principal diferença entre essas duas posturas estará nos resultados que serão alcançados com a utilização de um dos dois conceitos.
    17. São os resultados alcançados que determinam a diferença entre os termos marketing social e marketing relacionado a causas sociais
    18. Marketing Social
    Éuma ferramenta do marketing que pode e é aproveitada por todos os setores da economia para promover transformação social.
    19. Marketing Relacionado a Causas Sociais
    É marketing social, já que é prioritariamente uma ferramenta a ser aproveitada para agregar valor a imagem ou a marca da organização que a utiliza.
    20. O McDia Feliz
    Criado pelo McDonald’s no Canadá em 1977, o McDia Feliz foi realizado pela primeira vez no Brasil em 1988, em São Paulo. Em 1989, chegou ao Rio de Janeiro, e, a partir de 1990, passou a ser realizado em nível nacional, envolvendo todos os restaurantes da Rede McDonald’s do país.
    21. Coordenado pelo Instituto Ronald McDonald, o McDia Feliz é a maior campanha do país no combate ao câncer infanto-juvenil, além de ser o principal evento comunitário do Sistema McDonald’s no Brasil.
    22. No McDia Feliz, todo o dinheiro arrecadado com a venda de sanduíches Big Mac (exceto alguns impostos), vendido separadamente, é revertido para instituições de apoio e combate ao câncer infanto-juvenil de todo país.
    23. O evento sempre é realizado no último sábado de agosto, e é o dia de maior movimento em mais de 500 restaurantes McDonald’s, contando com uma mobilização de cerca de 30 mil voluntários. Ao longo de 20 anos de realização da campanha, a renda obtida com o McDia Feliz contribuiu para o expressivo crescimento do índice de cura da doença no Brasil: se no final da década de 80 a média era de 15%, atualmente chega até 85%, se o câncer for diagnosticado precocemente e tratado corretamente.
    24. Com os resultados obtidos desde o primeiro ano de sua realização, em 1988, a campanha já reverteu a mais de 100 instituições brasileiras, em mais de 20 estados, mais de R$ 90 milhões.
    Os recursos têm viabilizado a implantação de unidades de internação, ambulatórios, e salas de quimioterapia, casas de apoio e unidades de transplante de medula óssea.
    25. 26. Fontes
    Marketing para organizações que não visam o lucro. Kotler, Philiph. Editora Atlas 1978.
    http://soumaisosocial.blogspot.com/2009/09/exemplos-de-marketing-social.html
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_social
    http://www.responsabilidadesocial.com

  • Tags