Business Model Canvas
Apresentação realizada no 1º encontro de startupeiros na Globalcode em São Paulo, no dia 13/10/2011.- Quadro de Modelo de Negócios Business Model Canvas.
- Apresentação do Modelo de Negócios Canvas.
- Explicando o Modelo de Negócios Canvas - Virada Empreendedora.
Introdução ao business model canvas
1. Introdução ao Business Model Canvas Encontro de startupeiros – 13 outubro 2011 Globalcode - São paulo
4. Agenda • Plano de negócio • Modelo de negocio • Plano de negócio x Modelo de negócio • Business Model Canvas • Exercício • Review
5. Plano de negócios • Um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. • Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado.
6. Plano de negócios Modelo de um documento de plano de negócios(sugestão Sebrae) 1. Sumário Executivo 2. Análise de mercado 3. Plano de marketing 4. Plano Operacional 5. Plano financeiro 6. Construção de Cenários 7. Avaliação estratégica 8. Avaliação do plano de negócio
7. Modelo de negócio • “Modelo de negócio é a descrição da lógica de criação, entrega e captura de valor por parte de uma organização.” trecho extraído do livro: Business Model Generation
8. Modelo de negócio Pode ser dividido em 4 áreas de negócio: • Clientes • Oferta • Infraestrutura • Viabilidade financeira
9. Plano de negócio x Modelo de negócio • Plano de negócio provê um • Representação enxuta do grande quantidade de plano de negócio. informações sobre o • Provê somente as negocio. informações necessárias ao • Requer um estudo profundo momento atual. do mercado. • Baixo custo. • Detalha exaustivamente • Fácil compreensão e cada aspecto do negócio. compartilhamento. • Extremamente custoso. • Pode ser ajustado on-the-fly. • Prevê posições futuras de • Poder ser replicado para lucro, custo e investimento. cada segmento de • Desconsidera mudanças no mercado. mercado. • Não é um documento • Difícil de ser compartilhado e “oficial”. compreendido.
10. Plano de negócio x Modelo de negócio Business Plan: “A document investors make you write that they don’t read.” Business Model: “A single diagram that describes your business.” Steve Blank
11. Business Model Canvas É uma ferramenta que permite descrever, visualizar, avaliar e alterar o modelo de negócios.
12. Business Model Canvas (Alexander Osterwalder) 9 blocos: 1. Segmento de clientes 2. Proposta de valor 3. Canais 4. Relacionamento com clientes 5. Fontes de receita 6. Recursos principais 7. Atividades chave 8. Parcerias principais 9. Estrutura de custo
13. 1.Segmento de Clientes Para quem estamos criando valor? Quem são nossos clientes mais importantes? Como é o seu Mercado? • De massa? • Nicho? • Segmentado? • Diversificado? • Multilateral? • Crie um canvas para cada segmento que você pretende atingir.
14. Proposta de valor Que valor entregamos ao cliente? Qual problema estamos ajudando a resolver? É um problema que vale a pena? • Preço(Jornal Metro) • Novidade • Redução de custos • Desempenho • Redução de riscos • Personalização • Acessibilidade • Foco no negócio (groupon) • Design • Conveniência • Status(I Am Rich) (dropbox)
15. Proposta de valor “Unique Value Proposition: A single, clear compelling message that states why you are different and worth buying” Steve Blanck – The Four Steps to the Epiphany • Dropbox : “Simplify your life” • 37 signals: “Making collaboration productive and enjoyable for people every day”
16. Canais Quais canais de comunicação, distribuição e venda usaremos para entregar nossa proposta de valor aos clientes? Tipos • Direto • Indireto Fases • Conhecimento • Avaliação • Compra • Entrega • Pós Venda
17. Relacionamento com Clientes Que tipo de relacionamento nosso segmentos de clientes esperam que estabeleçamos com eles? Como se integram ao modelo de negócio? • Assistência pessoal • Personalizada • Self-service • Automatizados • Comunidades • Cocriação
18. Fontes de Receita Quanto os nossos clientes querem pagar pela nossa proposta de valor? Como os nossos clientes preferem pagar? • Venda de produtos • Taxa de uso(SaaS) • Licença • Assinatura • Aluguel/Leasing • Anúncios
19. Recursos-chave Quais recursos são necessários para proporcionar a entrega de valor ao cliente? • Físico • Intelectual(patentes) • Humano • Financeiro
20. Atividades-chave Quais são as atividades mais importantes para fazer a entrega de valor ao cliente? • Produção(bens) • Resolução de problemas(consultoria) • Plataforma(manutenção) • Logística • Disponibilidade
21. Parcerias principais Quais são nossos principais parceiros e como eles nos ajudam a criar e entregar a nossa proposta de valor? Estratégias • Otimização e economia em escala • Redução de riscos e incertezas • Aquisição de recursos e atividades particulares • ***Cuidado ao terceirizar atividades-chave!
22. Estrutura de custos Quais são os custos mais importantes relacionados a operação do modelo de negócio? Pode ser • Custos fixos • Custos variáveis • Direcionada pelo custo • Economia em escala • Direcionada pelo valor • Economia de escopo
23. Business Model Canvas
24. Porquê esse layout? Lado da Razão Lado da Emoção
25. Business Model Canvas (Alexander Osterwalder)
26. Running Lean (Ash Maurya – Running Lean) PART 1: PROBLEM/SOLUTION FIT
27. Running Lean PART 2: PRODUCT/LAUNCH
28. Running Lean PART 3: PRODUCT/MARKET FIT
29. Lean Canvas (Ash Maurya – Running Lean)
30. Lean Canvas
31. The Startup Toolkit
32. Modelo de negócios da Apple para o iPod e iTunes Design de hardware Marca desejada gravadoras marketing Experiência Custo da Mercado de musical mudança massa Fabricantes diferenciada de componentes pessoas lojas conveniência Apple conteúdo lojas Apple Apple.com Software Hardware iTunes iPod iTunes pessoas Marketing Receita & vendas Receita marginal produção substancial de música
33. Nespresso Expresso de marketing alto nível e Residências qualidade de Clube produção nespresso restaurante em casa Escritórios logística Fabricantes de maquinas Canais de Nespresso.com de café distribuição Nespresso boutiques Call center Patentes do Revenda(apenas sistema fábrica maquina) marca Pedido pelo correio fabricação Capsulas Distribuição & canais Máquinas & marketing Acessórios
34. Exercício
35. Review
36. referências http://thestartuptoolkit.com/ http://leancanvas.com/ http://www.ashmaurya.com/ http://www.sebrae.com.br/
37. Agradecimentos Todos que vieram aliodoro@gmail.com paulo@movinon.com.br @aliodoro @paulofernandesj