Maketing
Marketing de causa
1. MARKETING DE CAUSA UMA NOVA FORMA DE COMUNICAÇÃO E VENDAS ALICE LEITE
2. SUSTENTABILIDADE MARKETING SOCIAL RESPONSABILIDADE SOCIAL .
DOAÇÃO RESULTADOS PARCERIA COM ONGS PROJETOS SOCIAIS E AMBIENTAIS MARKETING LUCROS VENDAS TRABALHO VOLUNTÁRIO DE CAUSA FIDELIZAÇÃO GANHOS DE IMAGEM ENGAJAMENTO
4. MARKETING DE CAUSA UMA PARCERIA ESTRATÉGICA ENTRE UMA EMPRESA OU MARCA E UMA CAUSA SOCIAL OU AMBIENTAL PARA MÚTUO BENEFÍCIO.
5. CASE CLÁSSICO- AMEX - 1983 RESTAURAÇÃO DA ESTÁTUA DA LIBERDADE $1 CENT ✴A CADA COMPRA.... ✴A CADA NOVO CARTÃO.... $1 DÓLAR ✴EM 3 MESES... $1,7 MILHÃO ✴INCREMENTO NO USO DO CARTÃO:....27% ✴INCREMENTO NAS VENDAS DE CARTÕES NOVOS...... 17%
6. PORQUE ESTÁ TUDO A FAVOR DO MARKETING DE CAUSA 3 FATORES PRINCIPAIS
7. 1- O MARKETING MUDOU .
8. .
9. EMPRESAS QUE JÁ NASCERAM 3.0 .
10. .
11. ✤ MÚLTIPLOS MEIOS ✤ REDES SOCIAIS 2 - A COMUNICAÇÃO ✤ DIÁLOGO MUDOU ✤ EXPOSIÇÃO MAIOR ✤ MAIS TRANSPARÊNCIA ✤TODOS SÃO EMISSORES E RECEPTORES .
12. UMA AVALANCHE DE INFORMAÇÕES. ATÉ 3000 MENSAGENS PUBLICITÁRIAS IMPACTAM UMA PESSOA POR DIA. NADA SE DESTACA.
13. 3 - O CONSUMIDOR MUDOU + exigente com as empresas + participativo + consciente do seu poder . + preocupado com o futuro da sociedade e do planeta
14. PESQUISAS COMPROVAM 76% APROVA EMPRESAS A PREFERÊNCIA POR MARCAS QUE APOIAM QUE APOIAM BOAS CAUSAS LEVA A OUTRAS ATITUDES CAUSAS E TÊM LUCRO AO MESMO TEMPO 72% RECOMENDA 71% PROMOVE 94% 73% TROCA QUANDO QUALIDADE E PREÇO SÃO OS MESMOS, A CAUSA É FATOR DECISIVO. Edelman goodpurpose® 2012 GLOBAL CONSUMER SURVEY / 2011 Cone/Echo Global CR Opportunity Study/
15. E NO BRASIL? Os consumidores de países em rápido crescimento (bull markets) possuem expectativas muito mais altas de um engajamento das marcas com as questões sociais e ambientais. BEAR MARKETS BULL MARKETS 66% Confia 83% 64% Recomenda 82% 63% Promove 81% 67% Troca de marca 80% Edelman goodpurpose® 2012 GLOBAL CONSUMER SURVEY
16. CONSUMIDORES PROPENSOS A PAGAR MAIS POR UMA MARCA QUE APOIA UMA CAUSA Edelman goodpurpose® 2012 GLOBAL CONSUMER SURVEY
17. MARKETING COMUNICAÇÃO MARKETING DE CAUSA CONSUMIDOR
18. O QUE O MARKETING DE CAUSA PODE FAZER: - INCREMENTAR VENDAS E O MARKETING SHARE - CONQUISTAR CONSUMIDORES FIÉIS - FORTALECER O POSICIONAMENTO DE MARCA - MELHORAR A IMAGEM CORPORATIVA E SUA INFLUÊNCIA - ATRAIR, MOTIVAR E RETER FUNCIONÁRIOS - DIMINUIR CUSTOS OPERACIONAIS - TORNAR A EMPRESA MAIS ATRATIVA PARA INVESTIDORES E ANALISTAS FINANCEIROS
19. AMEX SMALL BUSINESS SATURDAY
20. ALGUNS RESULTADOS: • Curtiram a fan page no Facebook: 1,2 milhão (2010), 2,6 milhões (2011), 3,2 milhões (2012) • Incremento no uso do cartão: 27% (2010) e 23% (2011) • Mais de 100 milhões de consumidores participaram (2012) • Total de compras efetuadas (2012): $5.5 bilhões
21. NISSAN HABITAT FOR HUMANITY
22. ALGUNS RESULTADOS: • Começou em 2006, após a destruição do Katrina • Até 2011 arrecadou 7,5 milhões entre contribuições e doações, construiu 50 casas e doou 104 carros Nissan • 5000 funcionários Nissan voluntários • Já levou o programa para a Ásia: Índia, Indonésia, Filipinas, Tailândia e Japão.
23. TESCO FOR SCHOOLS AND CLUBS
24. ALGUNS RESULTADOS: • Desde 1992 até 2010 doou cerca de 80.000 computadores às escolas • Com a ampliação para outros equipamentos, só em 2011 doou 400.000 peças no valor de 9,2 milhões de libras.
25. 3 TIPOS PRINCIPAIS: Relacionamento mais profundo PROGRAMA Busca impactar um comportamento ou atitude Promoções temáticas Eventos promocionais PROMOÇÃO Tem data ou período certo para acontecer Doação atrelada às vendas PRODUTO - de 1 produto - por uma compra adicional - de um produto licenciado
26. RED - RS.
27. ALGUNS RESULTADOS: • Desde 2006 • Mais de 50% dos lucros da venda dos produtos vão para a causa • Em 1 de dezembro promoveram um grande show na Austrália com o dj Tiesto que foi transmitido ao vivo no You Tube e lançado CD • Até 2010 arrecadou mais de $140 milhões para o Global Fund to Fight AIDS
28. LEE NATIONAL DENIM DAY
29. ALGUNS RESULTADOS: • No primeiro ano (1996) adesão de 3.000 empresas e arrecadou US$1,4 milhão • Até 2011: + $86 milhões de dólares para a causa
30. BANCO POPULAR
31. 1001 FORMAS DE FAZER O BEM E TER MUITOS BENEFÍCIOS ESCOLHA A SUA
32. BARKLEY
33. CONTATOS alice.leite@allgoodcomunicacao.com.br facebook.com/alice.leite twitter.com/alice_leite saltocriativo.blogspot.com skype: alice.leite.all slideshare.net/aliceleite3 facebook.com/allgoodcomunicacao www.allgoodcomunicacao.com.br