Empreendedorismo Corporativo Aula 1 e 2 Slides.


Empreendedorismo corporativo aula 1 e 2 slides 1. EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO MBA em Consultoria Organizacional com ênfase em Reestruturação de Empresas - Turma III 2. HISTÓRICO
  • A palavra empreendedor aparece no século XVI.
  • Em 1800, Say define o empreendedor como elemento do ciclo econômico.
  • Em 1911, Shumpeter introduz o conceito de destruição criativa e destaca algumas características dos empreendedores.
  • Em 1937, Adam Smith destaca a importância dos empreendedores no capitalismo.
HISTÓRICO Definições Empreendedorismo
Empreendedorismo Corporativo
3.
  • A palavra empreendedorismo foi utilizada pelo economista Joseph Schumpeter em 1950 como sendo uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovações.
  • Mais tarde, em 1967 com Kenneth E. Knight e em 1970 com Peter Drucker, foi introduzido o conceito de risco, uma pessoa empreendedora precisa arriscar em algum negócio.
  • Em 1985 com Gifford Pinchot, foi introduzido o conceito de Intra-empreendedor, uma pessoa empreendedora, mas dentro de uma organização.
  • Em 1987, Drucker fala da inovação e transformação de valores.
HISTÓRICO Definições Empreendedorismo
 

Empreendedorismo Corporativo
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4. Definições Empreendedorismo Robert Hirsch: 5. Conceito
  • O dicionário Aurélio: ação de praticar, de pôr em execução. Origina-se do latim imprehendere. Já o termo “empreendedorismo” parece ter sido originado da livre tradução da palavra da língua inglesa entrepreneurship.
EMPREENDEDOR 6. Quem é o Empreendedor?
    • “ É aquele que faz acontecer, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização”
    • José Dornelas (2001)
7.
  • Ser empreendedor é
  • ter um negócio
  • próprio?
EMPREENDEDOR 8. “ O Empreendedor é alguém que sonha e transforma o seu sonho em realidade” (Fernando Dolabela) “ Sente a necessidade de realizar coisas novas, pôr em prática ideias próprias, tornar seus sonhos realidade, através de atividades planejadas” . (Degen) “ O Empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza uma visão”. (Louis Jacques Filion) SER EMPREENDEDOR 9. Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos
  • O empreendedor é aquele que percebe uma oportunidade e cria meios (nova empresa, área de negócio, etc.) para persegui-la.
  • O processo empreendedor envolve todas as funções, ações, e atividades associadas com a percepção de oportunidades e a criação de meios para persegui-las.
10. A natureza empreendedora 11. O empreendedor
  • Em qualquer definição de empreendedorismo encontram-se, pelo menos, os seguintes aspectos referentes ao empreendedor:
    • Iniciativa para criar/inovar e paixão pelo o que faz
    • Utiliza os recursos disponíveis de forma criativa transformando o ambiente social e econômico onde vive
    • Aceita assumir os riscos e a possibilidade de fracassar
12.
  • Criação de empresas
  • Geração do auto-emprego
  • Empregado-empreendedor: intrapreneur
  • Empreendedorismo comunitário
  • Um novo profissional: inserção diferenciada como ofertante de trabalho
Enfim.. . empreendedorismo 13. Teoria X e Y Abordagem Comportamental Douglas McGregor 14. 15. Reflexão O que leva uma pessoa a ser empresário ou empreendedor? 16. Refletindo sobre o Empreendedor:
  • Empreendedor nasce pronto?
  • É possível ensinar alguém a ser empreendedor?
17. Motivações para Empreender
  • Por NECESSIDADE
  • Por OPORTUNIDADE
  • Existe diferença?
18. “ Onde outros vêem CRISE, PROBLEMAS, CAOS, CONFUSÃO... EMPREENDEDORES enxergam OPORTUNIDADES !” Os Empreendedores e as Oportunidades 19. Quem é o mais empreendedor neste caso? 20. identificando oportunidades
  • Descobrir oportunidades de negócio é a principal Competência do Empreendedor.
    • O que eu poderia fazer a mais ou de diferente neste ramo de atividade?
    • Quais as NECESSIDADES mal atendidas ou não atendidas na sua região? Que PROBLEMAS as pessoas estão enfrentando?
    • Qual o diferencial que o consumidor apreciaria neste setor?
    • Existe a possibilidade de expansão?
21. “ A capacidade de ter visão e perseguir oportunidades aprimora-se com o tempo.” José Dornelas 22. O que hoje é impossível fazer na sua empresa mas, que se pudesse ser feito mudaria radicalmente o que fazem? Paradigmas 23.
  • Elefante no circo...
  • Pensar diferente / Enxergar diferente / Reaprender / Experimentar.
  • Perguntar-se sempre: “Por que não”? ( Ex.: Cirque du Soleil > 22 shows no mundo ) E o que falar da Disney (2 horas mais felizes da sua vida)
Paradigmas 24. Vídeo macacos x Banana 25. Paradigmas X Negócios
  • Previsões na História dos Negócios:
    • “ Tudo o que podia ser inventado já foi inventado” . ( Charles H. Duell, comissário do escritório de patentes do EUA, 1899 )
    • “ A TV nunca será concorrente do rádio, pois as pessoas precisam sentar e fixar os olhos na tela. A família americana não tem tempo para isso” . ( NY Times, 1939 )
    • “ Acredito que haja um mercado mundial para, talvez, uns 5 computadores” . ( Thomas Watson, presidente IBM, 1943 )
    • “ Não existe nenhuma razão para que alguém queira ter um computador em casa” . ( Ken Olson, presidente e fundador da Digital Corp, 1977 )
    • “ 640Kbytes devem ser suficientes para qualquer pessoa” . ( Bill Gates, Presidente da Microsoft, 1981 )
26.
  • Observação de problemas e necessidades não atendidas em sua plenitude;
  • ideias que deram certo em outros lugares;
  • Experiência como consumidores;
  • Empregos anteriores, capacidades e competências pessoais;
  • Tendências do ambiente e Mudanças demográficas e sociais;
  • Caos econômico, crises, atrasos;
  • Franquias, patentes, Feiras e exposições;
  • Revistas especializadas e centros de pesquisa ( universidades e institutos de pesquisas não-lucrativos );
  • Contatos profissionais;
  • Negócios já existentes, melhorando, acrescentando algo novo, combinando de uma forma nova.
Fontes de ideias 27. Ideias todos nós temos o tempo todo e por trás de uma real oportunidade tem sempre uma ideia, mas nem todas as grandes ideias são boas oportunidades de negócio . Somente se ficar concluído a VIABILIDADE do negócio é que a IDEIA torna-se uma OPORTUNIDADE . Ideia x Oportunidade 28. OPORTUNIDADE VIABILIDADE Plano de Negócios DECISÃO REFLEXÃO PESSOAL
  • AÇÃO
  • Implantação
  • - Crescimento
CAPACITAÇÃO GERENCIAL Influências Competências do Empreendedor 29. O Processo Empreendedor Inovação Reconhecimento de Oportunidades Risco Valor Agregado Uso de recursos Ação 30. COMPORTAMENTOS EMPREENDEDORES Identificar oportunidade e iniciativa persistência comprometimento qualidade e eficiência estabelecer metas busca de informações planejamento Rede de contato independência e autoconfiança correr riscos 31. Busca de oportunidades e iniciativa - Faz as coisas antes de solicitado ou antes de forçado pelas circunstâncias. - Age para expandir o negócio a novas áreas, produtos ou serviços. - Aproveita oportunidades fora do comum para começar um negócio, obter financiamentos, equipamentos, terrenos, local de trabalho ou assistência. Corre riscos calculados - Avalia alternativas e calcula riscos deliberadamente. - Age para reduzir os riscos ou controlar os resultados. - Coloca-se em situações que implicam desafios ou riscos moderados. Exige qualidade e eficiência - Encontra maneiras de fazer as coisas melhor, mais rápido, ou mais barato. - Age de maneira a fazer coisas que satisfazem ou excedem padrões de excelência. - Desenvolve ou utiliza procedimentos para assegurar que o trabalho seja terminado a tempo ou que o trabalho atenda a padrões de qualidade previamente combinados. Características do empreendedor Conjunto de realização 32. Persistência - Age diante de um obstáculo significativo. - Age repetidamente ou muda de estratégia a fim de enfrentar um desafio ou superar um obstáculo. - Assume responsabilidade pessoal pelo desempenho necessário para atingir metas e objetivos. Comprometimento - Faz um sacrifício pessoal ou despende um esforço extraordinário para completar uma tarefa. - Colabora com os empregados ou se coloca no lugar deles, se necessário, para terminar um trabalho. - Se esmera em manter os clientes satisfeitos e coloca em primeiro lugar a boa vontade a longo prazo, acima do lucro a curto prazo. Características do empreendedor Conjunto de realização 33. Busca de informações - Dedica-se pessoalmente a obter informações de clientes, fornecedores ou concorrentes. - Investiga pessoalmente como fabricar um produto ou fornecer um serviço. - Consulta especialistas para obter assessoria técnica ou comercial. Estabelecimento de metas - Estabelece metas e objetivos que são desafiantes e que têm significado pessoal. - Define metas de longo prazo, claras e específicas. - Estabelece objetivos de curto prazo, mensuráveis. Planejamento e monitoramento sistemático - Planeja dividindo tarefas de grande porte em subtarefas com prazos definidos. - Constantemente revisa seus planos levando em conta os resultados obtidos e mudanças circunstanciais. - Mantém registros financeiros e utiliza-os para tomar decisões. Características do empreendedor Conjunto de planejamento 34. Persuasão e rede de contatos - Utiliza estratégias deliberadas para influenciar ou persuadir os outros. - Utiliza pessoas-chave como agentes para atingir seus próprios objetivos. - Age para desenvolver e manter relações comerciais. Independência e autoconfiança - Busca autonomia em relação a normas e controles de terceiros. - Mantém seu ponto de vista, mesmo diante da oposição ou de resultados inicialmente desanimadores. - Expressa confiança na sua própria capacidade de completar uma tarefa difícil ou de enfrentar um desafio. Características do empreendedor Conjunto de poder 35. dinamismo fazer a diferença equipe criatividade explorar oportunidades motivação networking visão paixão risco organização planejamento conhecimento liderança Empreendedores de sucesso 36. coragem assumir riscos "grandes apostas" "novo uso para ideias existentes" feeling ideias originais imaginação aprendizagem contínua Empreendedores de sucesso 37.
  • Identificação de novas oportunidades - novos produtos e serviços, ver o que os outros não vêem, ver diferente. (criatividade e inovação)
  • valoração de oportunidades - atribuição de valor comunicação persuasiva - ideia- pessoas - convencer
  • negociação - maturidade através da experiência, cultura ( árabe, judeu)
  • aquisição de informações - sustentabilidade competitiva
  • resolução de problemas - os adaptadores, inovadores, ambos
Habilidades 38. 39. Empreendedorismo corporativo 40. Empreendedorismo corporativo 41. Empreendedorismo corporativo 42. Empreendedorismo corporativo pode ser entendido como o processo pelo qual um indivíduo, ou um grupo de indivíduos, associados a uma organização existente, criam uma organização ou instigam a renovação ou a inovação dentro de uma organização existente. (Dornelas, 2003). Empreendedorismo corporativo 43. Várias terminologias para Empreendedorismo Corporativo 44.
  • Empreendimentos Corporativos (Corporate Ventures): negócios criados pela empresa, isolados do restante da corporação, geralmente áreas ou produtos diferentes dos existentes;
Terminologias
  • Corporate venturing: Criação de novo negócio dentro da organização, Influência dos programas de competência, Crescimento e baixa rotatividade, Associado com indivíduos empreendedores dentro da organização
  • Intrapreneurship: É o empreendedorismo aplicado dentro da organização, Criação de uma cultura e clima inovadores, Gerentes agindo como se fossem proprietários
© N. Thornberry, Babson College 45.
  • Empreendedorismo Organizacional : são organizações cuja estrutura interna e cultura organizacional permitem a constante criação e inovação. Como exemplo, podemos citar as empresas de pesquisa e desenvolvimento, cujo foco é a inovação, e a estratégia de sustentação é a mudança permanente do mercado.
  • I ntra-empreendedorismo : parte do princípio de que a empresa cria as condições para que funcionários empreendedores se destaquem e apontem soluções inovadoras e criativas;
Terminologias
  • Alianças Corporativas: acontece quando as corporações focam seus esforços em suas competências básicas e estabelecem parcerias com pequenas empresas fornecedoras de produtos e serviços, estabelecendo-se, assim, uma ampla rede de relacionamentos.
46. Intra-empreendedorismo (Gifford Pinchot, meados da década de 80) São pessoas que trabalham na empresa, mesmo de grande porte, e agem como se fossem proprietários. Esses intra-empreendedores trabalham para transformar boas ideias em realidades. Para o autor, uma organização empreendedora deve ser organizada em torno de equipes que funcionam como pequenas empresas agrupadas, atuando em rede . 47. Empreendedorismo Corporativo
  • Capacidade da empresa de inovar sistematicamente
  • Criar novos produtos, processos ,serviços, conceitos de gestão ou novos negócios
  • Os intrapreneurs são todos os sonhadores que realizam.
  • Aqueles que assumem a responsabilidade pela criação de inovações de qualquer espécie dentro de uma organização.
  • (Pinchot, 1989)
48. ATITUDES EMPREENDEDOR CORPORATIVO
  • 1. Enxerga as dificuldades como desafios
  • 2. Quando erra, não se frustra, encara o erro como um
  • aprendizado
  • 3. Acata ordens, mas precisa entender os motivos
  • 4. Sabe influenciar as pessoas
  • 5. É curioso. Quer aprender o tempo todo
  • 6. Enxerga as oportunidades que os outros não veem
  • 7. Tem iniciativa. Prefere fazer a pedir
  • 8. É ambicioso. Se concentra em resultados e conquistas
  • 9. É corajoso. Se arrisca quando acha que vale a pena
  • 10. Sabe porque você faz o que você faz
49. CONHECIMENTOS EMPREENDEDOR CORPORATIVO
  • 1. Aspectos técnicos relacionados com o negócio = procura saber todas os detalhes que envolve o processo ;
  • 2 . Experiência na área = tem suas atenções voltadas para satisfazer as necessidades dos clientes;
  • 3. Formação complementar = busca novas informações com o intuito de atualizar-se (cursos, leituras);
  • 4. Experiências em empresas = procura aprender como funciona cada setor da empresa com o intuito de ter uma visão global e sistêmica das operações da empresa.
50. 51. Necessidades da Personalidade dos empreendedores - Teoria de McClelland
  • Baseada em três necessidades específicas dos empreendedores
  • Necessidade de realização
    • necessidade de sucesso, avaliação segundo algum padrão internalizado de excelência; metas desafiadoras...
  • Necessidade de filiação
    • necessidade de relacionamento e amizade, influenciada pelo ambiente e pelas habilidades pessoais
  • Necessidade de poder
    • necessidade de controlar ou influenciar direta ou indiretamente outras pessoas; controlar recursos, informação
52. Os cinco “i”s do Intraempreendedorismo Informação Intenção Imaginação Implementação Inovação 53. Empreendedorismo corporativo 54. Características mais comumente atribuídas Otimismo - Criatividade - Flexibi l idade – Agressividade – Iniciativa – Originalidade, Inovação - Independência - Liderança – Energia - Autoconsciência - Tenacidade – Autoconfiança, Orientação para resultados - Tolerância à ambigüidade e incerteza – Aptidão a riscos, Capacidade de aprendizagem - Habilidade para conduzir situações - Habilidade na utilização de recursos - Sensibilidade a outros - Tendência a confiar nas pessoas, Necessidade de realização - Envolvimento a longo prazo - Dinheiro como medida de desempenho. Empreendedorismo corporativo 55. A importância da criatividade Desenvolvendo habilidades empreendedoras 56. Dinâmica Quadrados A B C D A importância da criatividade 57. Reflexão Características mais comumente atribuídas. E você? Quais são as características mais fortes que você possui? Empreendedorismo corporativo 58. Reflexão!!!! Empreendedorismo corporativo 59. Qual a sua vocação? O que você sabe fazer melhor ? Qual o seu trabalho ideal? Enfim... Qual é o seu talento? Conhecendo a si mesmo Empreendedorismo corporativo 60. O que você vai ser quando crescer? Ou melhor... O que você queria ser? Ainda dá tempo! Construção mental 61. Fácil é perguntar de onde vim ? Difícil é perguntar para que vim ? E estar preparado para ouvir A resposta . Conhecendo a si mesmo Empreendedorismo corporativo 62. Conhecendo a si mesmo
  • A pergunta da velha cultura:
  • Para onde vou?
  • deve ser substituída pela pergunta:
  • Para onde quero ir?
Empreendedorismo corporativo 63.
  • Para saber onde quero ir:
  • Onde estou?
Conhecendo a si mesmo Empreendedorismo corporativo 64. OPORTUNIDADE E INICIATIVA Empreendedorismo corporativo 65.
  • Identificar oportunidades p/ um novo negócio
  • Ter faro para bons negócios.
  • Buscar recursos para abrir o negócio ou para lançar novos produtos.
  • Agir antes de ser forçado pelas circunstâncias. Não ser pego de surpresa.
  • Ter atitude, sair da zona de conforto.
IDENTIFICAR OPORTUNIDADE E INICIATIVA Empreendedorismo corporativo 66. IDENTIFICAR OPORTUNIDADE
    • Empreendedores potenciais que não sabem identificar o mercado alvo não estão preparados para implementar seus projetos empresariais.
    • Eles apenas tiveram uma ideia, mas não identificaram uma
    • necessidade de mercado!
Empreendedorismo corporativo 67. IDENTIFICAR OPORTUNIDADE “ A oportunidade está nos olhos de quem a vê” Empreendedorismo corporativo 68. IDENTIFICAR OPORTUNIDADE 69. PERCEPÇÃO 70. IDENTIFICAR OPORTUNIDADE 71. PERCEPÇÃO 72. Empreendedorismo corporativo 73. Parábola dos cinco talentos. Ter atitude é ser capaz de tomar a decisão de agir diante de uma oportunidade. Enxergar as oportunidades em quase todas as situações. (outras , enxergam obstáculos e prejuízos). Saber reconhecer o potencial de crescimento e visualizá-los em todas as oportunidades. “ Ter atitude é não ter medo do resultado” Empreendedorismo corporativo 74.
  • Atitude x Expectativa
Reflexão: Por que algumas pessoas só veem prejuízos e danos nas oportunidades que lhes surgem? Quando você vê um copo de água pela metade, o que você pensa? O otimista diz: Está quase cheio. E o pessimista: Está quase vazio. História dos irmãos pessimista e otimista: presente de aniversário – bicicleta. Empreendedorismo corporativo 75.
  • Atitude - Desafio
A atitude deve inspirar desafios. (alguns pensam em fracassos) Ter atitude é crer que se algo estiver dando errado, achará um meio de dar a volta e alcançar o resultado desejado. Quem toma decisão, erra. Quem nunca toma, já está errando . Quanto maior a recompensa > maior o risco. Risco deve ser calculado: diferente de irresponsabilidade Empreendedorismo corporativo Você quer surfar? 76.
  • Atitude - Desafio
Empreendedorismo corporativo 77.
  • Atitude - Oportunidades
A oportunidade não espera ninguém. Quando ela chega, ou você tem uma atitude correta ou errada. Oportunidade precedida de ação!. Esperança x Expectativa Visualize as oportunidades e elas vão aparecer diante de você o tempo todo. Toda oportunidade é para otimistas. Pratique otimismo. Saia da Zona de conforto. Experimente o sucesso. Empreendedorismo corporativo 78.
  • Atitude - Oportunidades
Empreendedorismo corporativo 79.
  • Atitude - Oportunidades
Faça como o Nemo: Procure o oceano. Empreendedorismo corporativo 80. Zona de conforto.... ou mediocridade? Empreendedorismo corporativo 81.
  • Atitude x Riscos
Empreendedorismo corporativo 82.
  • Atitude – Oportunidades
  • Reflexão
Empreendedorismo corporativo O que você fez com as oportunidades da sua vida? Mais Uma Vez 
83. O perfil do empreendedor
84. O perfil do empreendedor O papel do empreendedor corporativo

Notas
Eu apresentei a história de um empreendedor, e vimos quais suas principais características. E vocês, conhecem algum empreendedor? (Deixa citar alguns. Quando chegar no SS, clicar para aparecer a foto, e levantar a questão: será que ele é um super-homem?)
Havia 5 sapos na beira da lagoa. 3 decidiram pular. Quantos sapos sobraram à beira da lagoa? R.; 5. porque eles só decidiram pular, mas não pularam.
Havia 5 sapos na beira da lagoa. 3 decidiram pular. Quantos sapos sobraram à beira da lagoa? R.; 5. porque eles só decidiram pular, mas não pularam.
O cachorro e a vaca está neste desenho da mesma maneira que as oportunidades na vida estão para nós: SOMENTE SÃO VISÍVEIS PARA OS OLHOS AVISADOS. Estamos falando muito em crise. Alguns estão perdendo dinheiro outros estão fazendo grandes investimentos. A Embraer está demitindo os funcionários a H.Pardini maior laboratório de análises clínicas do país, está investindo 40 milhões para expansão em 2009. Como é possível? Aqui em (nome da cidade) provavelmente tem empresas que fecharam ou demitiram funcionários e outras que estão reformando, contratando, etc. O que acontece é que o dinheiro vai pra mãos de poucos. OS POUCOS QUE ACREDITAM QUE VÃO GANHAR DINHEIRO. A palavra CRISE, em chinês, tem dois significados: PERIGO E OPORTUNIDADE. ( Ronaldo o fenômeno, ninguém queria ele nem de graça, fim de carreira, o Corinthians o contratou e triplicou seu faturamento nos jogos) . É você quem escolhe se vai considera-la como perigo e oportunidade. Na vida tem que escolher. As oportunidades estão na vida para serem vistas. Estão no nosso quintal. Na frente de nossos olhos. Depois que percebemos, não é mais possível deixar de vê-la. (voltar no slide da vaca que não tem a marcação, é impossível não ver a vaca) Do mesmo modo que você pode mudar a percepção que tinha das figuras, você pode mudar o modo de perceber o mundo.