Empreendedorismo
Empreendedorismo corporativo aula 1 e 2 slides
1. EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO MBA em Consultoria Organizacional com ênfase em Reestruturação de Empresas - Turma III
2. HISTÓRICO - Empreendedorismo Motivação.
- Atitude Empreendedora - Empreendedorismo
- Aula 1 empreendedorismo - conceitos iniciais.
- A palavra empreendedor aparece no século XVI.
- Em 1800, Say define o empreendedor como elemento do ciclo econômico.
- Em 1911, Shumpeter introduz o conceito de destruição criativa e destaca algumas características dos empreendedores.
- Em 1937, Adam Smith destaca a importância dos empreendedores no capitalismo.
3.
- A palavra empreendedorismo foi utilizada pelo economista Joseph Schumpeter em 1950 como sendo uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovações.
- Mais tarde, em 1967 com Kenneth E. Knight e em 1970 com Peter Drucker, foi introduzido o conceito de risco, uma pessoa empreendedora precisa arriscar em algum negócio.
- Em 1985 com Gifford Pinchot, foi introduzido o conceito de Intra-empreendedor, uma pessoa empreendedora, mas dentro de uma organização.
- Em 1987, Drucker fala da inovação e transformação de valores.
- O dicionário Aurélio: ação de praticar, de pôr em execução. Origina-se do latim imprehendere. Já o termo “empreendedorismo” parece ter sido originado da livre tradução da palavra da língua inglesa entrepreneurship.
- “ É aquele que faz acontecer, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização”
- José Dornelas (2001)
- Ser empreendedor é
- ter um negócio
- próprio?
- O empreendedor é aquele que percebe uma oportunidade e cria meios (nova empresa, área de negócio, etc.) para persegui-la.
- O processo empreendedor envolve todas as funções, ações, e atividades associadas com a percepção de oportunidades e a criação de meios para persegui-las.
- Em qualquer definição de empreendedorismo encontram-se, pelo menos, os seguintes aspectos referentes ao empreendedor:
- Iniciativa para criar/inovar e paixão pelo o que faz
- Utiliza os recursos disponíveis de forma criativa transformando o ambiente social e econômico onde vive
- Aceita assumir os riscos e a possibilidade de fracassar
- Criação de empresas
- Geração do auto-emprego
- Empregado-empreendedor: intrapreneur
- Empreendedorismo comunitário
- Um novo profissional: inserção diferenciada como ofertante de trabalho
- Empreendedor nasce pronto?
- É possível ensinar alguém a ser empreendedor?
- Por NECESSIDADE
- Por OPORTUNIDADE
- Existe diferença?
- Descobrir oportunidades de negócio é a principal Competência do Empreendedor.
- O que eu poderia fazer a mais ou de diferente neste ramo de atividade?
- Quais as NECESSIDADES mal atendidas ou não atendidas na sua região? Que PROBLEMAS as pessoas estão enfrentando?
- Qual o diferencial que o consumidor apreciaria neste setor?
- Existe a possibilidade de expansão?
- Elefante no circo...
- Pensar diferente / Enxergar diferente / Reaprender / Experimentar.
- Perguntar-se sempre: “Por que não”? ( Ex.: Cirque du Soleil > 22 shows no mundo ) E o que falar da Disney (2 horas mais felizes da sua vida)
- Previsões na História dos Negócios:
- “ Tudo o que podia ser inventado já foi inventado” . ( Charles H. Duell, comissário do escritório de patentes do EUA, 1899 )
- “ A TV nunca será concorrente do rádio, pois as pessoas precisam sentar e fixar os olhos na tela. A família americana não tem tempo para isso” . ( NY Times, 1939 )
- “ Acredito que haja um mercado mundial para, talvez, uns 5 computadores” . ( Thomas Watson, presidente IBM, 1943 )
- “ Não existe nenhuma razão para que alguém queira ter um computador em casa” . ( Ken Olson, presidente e fundador da Digital Corp, 1977 )
- “ 640Kbytes devem ser suficientes para qualquer pessoa” . ( Bill Gates, Presidente da Microsoft, 1981 )
- Observação de problemas e necessidades não atendidas em sua plenitude;
- ideias que deram certo em outros lugares;
- Experiência como consumidores;
- Empregos anteriores, capacidades e competências pessoais;
- Tendências do ambiente e Mudanças demográficas e sociais;
- Caos econômico, crises, atrasos;
- Franquias, patentes, Feiras e exposições;
- Revistas especializadas e centros de pesquisa ( universidades e institutos de pesquisas não-lucrativos );
- Contatos profissionais;
- Negócios já existentes, melhorando, acrescentando algo novo, combinando de uma forma nova.
- AÇÃO
- Implantação
- - Crescimento
- Identificação de novas oportunidades - novos produtos e serviços, ver o que os outros não vêem, ver diferente. (criatividade e inovação)
- valoração de oportunidades - atribuição de valor comunicação persuasiva - ideia- pessoas - convencer
- negociação - maturidade através da experiência, cultura ( árabe, judeu)
- aquisição de informações - sustentabilidade competitiva
- resolução de problemas - os adaptadores, inovadores, ambos
- Empreendimentos Corporativos (Corporate Ventures): negócios criados pela empresa, isolados do restante da corporação, geralmente áreas ou produtos diferentes dos existentes;
- Corporate venturing: Criação de novo negócio dentro da organização, Influência dos programas de competência, Crescimento e baixa rotatividade, Associado com indivíduos empreendedores dentro da organização
- Intrapreneurship: É o empreendedorismo aplicado dentro da organização, Criação de uma cultura e clima inovadores, Gerentes agindo como se fossem proprietários
- Empreendedorismo Organizacional : são organizações cuja estrutura interna e cultura organizacional permitem a constante criação e inovação. Como exemplo, podemos citar as empresas de pesquisa e desenvolvimento, cujo foco é a inovação, e a estratégia de sustentação é a mudança permanente do mercado.
- I ntra-empreendedorismo : parte do princípio de que a empresa cria as condições para que funcionários empreendedores se destaquem e apontem soluções inovadoras e criativas;
- Alianças Corporativas: acontece quando as corporações focam seus esforços em suas competências básicas e estabelecem parcerias com pequenas empresas fornecedoras de produtos e serviços, estabelecendo-se, assim, uma ampla rede de relacionamentos.
- Capacidade da empresa de inovar sistematicamente
- Criar novos produtos, processos ,serviços, conceitos de gestão ou novos negócios
- Os intrapreneurs são todos os sonhadores que realizam.
- Aqueles que assumem a responsabilidade pela criação de inovações de qualquer espécie dentro de uma organização.
- (Pinchot, 1989)
- 1. Enxerga as dificuldades como desafios
- 2. Quando erra, não se frustra, encara o erro como um
- aprendizado
- 3. Acata ordens, mas precisa entender os motivos
- 4. Sabe influenciar as pessoas
- 5. É curioso. Quer aprender o tempo todo
- 6. Enxerga as oportunidades que os outros não veem
- 7. Tem iniciativa. Prefere fazer a pedir
- 8. É ambicioso. Se concentra em resultados e conquistas
- 9. É corajoso. Se arrisca quando acha que vale a pena
- 10. Sabe porque você faz o que você faz
- 1. Aspectos técnicos relacionados com o negócio = procura saber todas os detalhes que envolve o processo ;
- 2 . Experiência na área = tem suas atenções voltadas para satisfazer as necessidades dos clientes;
- 3. Formação complementar = busca novas informações com o intuito de atualizar-se (cursos, leituras);
- 4. Experiências em empresas = procura aprender como funciona cada setor da empresa com o intuito de ter uma visão global e sistêmica das operações da empresa.
- Baseada em três necessidades específicas dos empreendedores
- Necessidade de realização
- necessidade de sucesso, avaliação segundo algum padrão internalizado de excelência; metas desafiadoras...
- Necessidade de filiação
- necessidade de relacionamento e amizade, influenciada pelo ambiente e pelas habilidades pessoais
- Necessidade de poder
- necessidade de controlar ou influenciar direta ou indiretamente outras pessoas; controlar recursos, informação
- A pergunta da velha cultura:
- Para onde vou?
- deve ser substituída pela pergunta:
- Para onde quero ir?
- Para saber onde quero ir:
- Onde estou?
- Identificar oportunidades p/ um novo negócio
- Ter faro para bons negócios.
- Buscar recursos para abrir o negócio ou para lançar novos produtos.
- Agir antes de ser forçado pelas circunstâncias. Não ser pego de surpresa.
- Ter atitude, sair da zona de conforto.
- Empreendedores potenciais que não sabem identificar o mercado alvo não estão preparados para implementar seus projetos empresariais.
- Eles apenas tiveram uma ideia, mas não identificaram uma
- necessidade de mercado!
- Atitude x Expectativa
- Atitude - Desafio
- Atitude - Desafio
- Atitude - Oportunidades
- Atitude - Oportunidades
- Atitude - Oportunidades
- Atitude x Riscos
- Atitude – Oportunidades
- Reflexão
83. O perfil do empreendedor
84. O perfil do empreendedor O papel do empreendedor corporativo
Notas
Eu apresentei a história de um empreendedor, e vimos quais suas principais características. E vocês, conhecem algum empreendedor? (Deixa citar alguns. Quando chegar no SS, clicar para aparecer a foto, e levantar a questão: será que ele é um super-homem?)
Havia 5 sapos na beira da lagoa. 3 decidiram pular. Quantos sapos sobraram à beira da lagoa? R.; 5. porque eles só decidiram pular, mas não pularam.
Havia 5 sapos na beira da lagoa. 3 decidiram pular. Quantos sapos sobraram à beira da lagoa? R.; 5. porque eles só decidiram pular, mas não pularam.
O cachorro e a vaca está neste desenho da mesma maneira que as oportunidades na vida estão para nós: SOMENTE SÃO VISÍVEIS PARA OS OLHOS AVISADOS. Estamos falando muito em crise. Alguns estão perdendo dinheiro outros estão fazendo grandes investimentos. A Embraer está demitindo os funcionários a H.Pardini maior laboratório de análises clínicas do país, está investindo 40 milhões para expansão em 2009. Como é possível? Aqui em (nome da cidade) provavelmente tem empresas que fecharam ou demitiram funcionários e outras que estão reformando, contratando, etc. O que acontece é que o dinheiro vai pra mãos de poucos. OS POUCOS QUE ACREDITAM QUE VÃO GANHAR DINHEIRO. A palavra CRISE, em chinês, tem dois significados: PERIGO E OPORTUNIDADE. ( Ronaldo o fenômeno, ninguém queria ele nem de graça, fim de carreira, o Corinthians o contratou e triplicou seu faturamento nos jogos) . É você quem escolhe se vai considera-la como perigo e oportunidade. Na vida tem que escolher. As oportunidades estão na vida para serem vistas. Estão no nosso quintal. Na frente de nossos olhos. Depois que percebemos, não é mais possível deixar de vê-la. (voltar no slide da vaca que não tem a marcação, é impossível não ver a vaca) Do mesmo modo que você pode mudar a percepção que tinha das figuras, você pode mudar o modo de perceber o mundo.