Empreendedorismo
- Planejamento de marketing para o terceiro setor.
- A Efetividade dos Projetos Sociais à luz do Marketing Social.
- Definição de marketing social e exemplos.
Plano de Comunicação e Marketing - ONG -Exemplo Planta Bicho Gente
1. Estratégias de Comunicação e Marketing Importância do Plano de Comunicação para ONGs
2. Plano de Comunicação para ONGs Agenda Importância da plano de comunicação Papel da pesquisa - mercado e consumidores Elementos de um plano de comunicação e marketing Criação do plano estratégico para comunicação e marketing
3. Plano de Comunicação para ONGs Importância da plano de comunicação O que é a estratégia de comunicação e marketing? Processo que permite identificar e focar audiência quem você quer influenciar? quais doadores que você quer cultivar? ● O QUE, COMO, e ONDE comunicar? ○ Através da estratégia de comunicação você pode criar mensagens relevantes e focadas que ■ Explicam sua missão ■ Geram a captação de recursos ■ Constroem sua imagem de marca e transforma a visão em resultado tangível
4. Plano de Comunicação para ONGs Importância da plano de comunicação Porque ONGs devem Criar um plano de comunicação? Doações Voluntariado Divulgação
5. Plano de Comunicação para ONGS Papel da pesquisa Porque pesquisas? ● Aprender O QUE, COMO, e ONDE comunicar ● Ajustar comunicação - interna e externa ● Aprender o que o consumidor deseja ● Descobrir oportunidades, mensagens, posição
6. Plano de Comunicação para ONGS Criação do plano estratégico para comunicação Mensagem ● Posicionamento ● Imagem de Marca e Tagline (slogan de marca) ● Discurso de Elevador ● Audiência - interna e externa ● Benefícios e atributos - POD ● Proof points - argumentação
7. Plano de Comunicação para ONGS Criação do plano estratégico para comunicação Características do plano de comunicações 1. Construído para atender sua audiência 2. Dinâmico, Flexível e Interativo 3. Combina os melhores elementos de relações públicas e de marketing 4. Combina várias táticas e estratégias para atingir seus objetivos 5. É executável 6. É mensurável
8. Plano de Comunicação para ONGS Elementos plano estratégico para comunicação 1. Objetivos 2. Identificar Audiência 3. Mensagem 4. Identificar Influenciadores 5. Estratégia 6. Canal de Comunicação 7. Implementação 8. Pontos de avaliação 9. Métrica
9. Plano de Comunicação para ONGS Agenda Importância da comunicação Papel da pesquisa Elementos de um plano de comunicação e marketing Criação do plano estratégico para comunicação
10. Plano de Comunicação para ONGS Perguntas Próximos Passos Necessita plano de Negócios
11. Plano de Comunicação para ONGS Amplia o Plano de Negócios: estabeleça sua visão e missão Exemplos (para inspirar e começar a discussão) Visão - trazer plantas, bichos e gente para a corrente do bem Missão - assegurar um lar seguro e permanente para todas as criaturas Plano de negócios requer pesquisas - swot - audiência - cenário e mercado - parceiros, focus groups, surveymonkey e mídia social