Gamificação para empresas.


A indústria dos games é uma das que mais cresce no mundo, em 20 anos saiu de 10 para 50 bilhões de dólares em 2010. Quase 3x a indústria da música e já passou a do cinema;
Gerar Conteúdo pelo Usuário, é extremamente importante para muitos sites. Conteúdo Gerado pelo Usuário pode ser fotos, vídeos ou outros meios de comunicação enviados ou poderia ser algo tão simples como comentários em uma página.

Gamificação nas empresas

Gamificação é a aplicação de mecânicas de jogos e técnicas de design de jogo para envolver e motivar as pessoas a atingir seus objetivos.

Viralizar representa usuários falando mais sobre a sua marca, através das redes sociais, o contato direto online e boca a boca. Com a gamificação, viralidade pode ser que você tenha incentivado o usuário a compartilhar com seus amigos ou convidar amigos para uma atividade específica, como parte do jogo.
Não é fácil de medir, mas é definitivamente um dos principais benefícios da Gamificação. As coisas são geralmente melhores se elas são mais divertidas, e por que não queremos que todo o mundo seja mais divertido, incluindo a vida ? 




Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas

A Teoria da Diversão vale a pena explorar, a idéia de que algo tão simples quanto divertido é a maneira mais fácil de mudar o comportamento das pessoas para melhor. 
No Pac-man por exemplo, a cada pastilha comida o jogador ganha pontos, comendo um fantasma ele ganha ainda mais pontos. É por isso que os jogadores são motivados a comer fantasmas no Pac-man, de forma que eles ganham bem mais pontos comendo fantasmas do que simples pastilhas.
Ex: aquecimento global, desmatamento, são coisas que tem consequências distantes das ações
Bom para aproveitar um horário com pouco movimento ou fazer uma promoção por tempo limitado.
RECAPTULANDO.
Vamos fazer, escolham que tipo de mecânicas de jogos vocês usariam nos projetos de vocês e como as implementariam.

Gamificação para empresas
1. GAMIFICAÇÃO
2. por que gamificação? o que os games tem de tão bom e envolvente?
3. por que somos melhores jogando ?
4. por que não desistimos na primeira derrota?
5. em termos $$$ a industria dos games já se provou
6. 1. UMA DAS INDÚSTRIAS QUE MAIS CRESCE NO MUNDO!
7. 1. UMA DAS INDÚSTRIAS QUE MAIS CRESCE NO MUNDO! 2. VALE MAIS DE U$ 65 BILHÕES
8. 1. UMA DAS INDÚSTRIAS QUE MAIS CRESCE NO MUNDO! 2. VALE MAIS DE U$ 65 BILHÕES 3. QUASE 3X A INDUSTRIA DA MÚSICA
9. mas o que é gamificação?
10. gamificação técnica de jogo introduzida na gestão usada para melhorar atividades aparentemente chatas usada, também, para melhorar a experiência do usuário podem tornar a participação em um processo mais envolvente e divertido
11. Benefícios da gamificação são muitos e varia de empresa para empresa depende da mecânica e características aplicadas são projetados para impulsionar determinadas métricas
12. gamificação é perfeita para sociabilizar engajar motivar ensinar fidelizar gerar conteúdo viralizar
13. que mais... Diversão a idéia de que algo tão simples quanto divertido é a maneira mais fácil de mudar o comportamento das pessoas para melhor.
14. Receita através da fidelidade, viralidade e quase todos os outros benefícios de gamificação você pode esperar um aumento na receita, se você estiver em uma tomada de receita do negócio já.
15. alguns dados: falta de motivação no trabalho atinge 31% dos trabalhadores. -site do cfa-
16. falta de engajamento dos colaboradores atrasa resultado global dos negócios. - Hay Group Insight-
17. mais de 40% da força de trabalho tem a intenção de sair do emprego atual dentro de três anos. -site administradores.com-
18. a gamificação pode ser incluída na... • Educação • Empresa • Governo • Marketing • Notícias • Bem social • Bancos ( serviços financeiros) • Saúde e bem estar • Comércio (físico e virtual)
19. #mecânicas de jogos
20. O QUE SÃO
21. DEFINIÇÃO “o sistema e as funcionalidades que fazem os jogos serem divertidos, convincentes e envolventes.”
22. mecânica pontos
23. DEFINIÇÃO “um valor numérico dado a uma única ação ou combinação de ações.”
24. SERVEM PARA motivar os jogadores (pessoas envolvidas) a tomarem certas ações.
25. exemplo
26. Mecânica feedback
27. as pessoas tem dificuldade para aprender se não existir ligação direta entre ação e consequência
28. o bom feedback acelera a capacidade do jogador de tomar decisões e melhorar no jogo
29. mecânica progressão
30. A dinâmica em que a atividade é exibida e medida através do processo de conclusão de tarefas detalhadas
31. mecânica horário recompensa
32. mecanismos de prazos e entrega através do qual recompensas (pontos, prêmios, coleções, etc...) são entregues.
33. mecânica medalhas
34. DEFINIÇÃO uma medalha, troféu ou uma recompensa dada ao jogador por ter completado algo.
35. ao dar uma medalha para um usuário, você está aumentando a reputação
36. mecânica combos
37. como funciona usados muitas vezes para premiar uma combinação de coisas. isso também pode adicionar emoção ou incentivar a fazer outra ação depois de já ter completado um. A conclusão com êxito de um combo geralmente vem com a recompensa de um bônus, ou desconto na compra de um pacote de serviços ou produtos.
38. Mecânica colecionar
39. Mecânica customização
40. serve para adaptar o sistema às necessidades do usuário quanto mais complexo for o sistema de customização, mais difícil será para o usuário deixar o sistema.
41. mecânica níveis
42. DEFINIÇÃO criar objetivos menores definição de cargos e tarefas
43. mostram quanto alguém se dedicou a empresa. ajuda a pontuar a experiência
44. mecânica recompensar
45. importante! o esforço deve ser sempre recompensado! se o jogador falhar, não o puna, apenas dê uma recompensa menor.
46. flash back
47. gamificação não faz milagre! se o seu produto precisa de melhorias, não são pontos e medalhas que o farão ter sucesso.
48. não dê produtos ou descontos! você pode dar: status e reputação
49. mecânicas de jogos não podem ser sua principal atração! mesmo sem as mecânicas de jogos, o seu produto/serviço ainda deve agregar valor para o usuário.
50. cada mecânica deve ser introduzida no sistema com um objetivo bem definido!
51. elas são totalmente independentes uma das outras. você pode aplicar apenas uma delas ou até todas no mesmo projeto. não use apenas por usar.
52. com grandes poderes vem grandes responsabilidades
53. vamos gamificar escolham que tipo de mecânicas de jogos vocês usariam nos projetos de vocês e como as implementariam.
54. José Henrique Lopes Administrador por formação RPGista Curioso Leitor de HQ da MARVEL bebe muito café Fã de STAR WARS acabei me tornando Consultor de Inovação, Produtividade, Qualidade e Sustentabilidade na TRINOVA contato josehenrique@trinovaconsultoria.com.br Cel. 51-97998404